Apesar de ainda guardar seus próximos lançamentos dentro do mais rigoroso sigilo, a Jaguar resolveu apresentar para um seleto grupo de jurados do World Car Award quatro das principais novidades que planejar colocar no mercado nos próximos anos.
A apresentação aconteceu em evento secreto realizado no centro de design de Coventry, no Reino Unido, onde foram revelados detalhes sobre as novas gerações dos sedãs XJ e XE, além de antecipado o visual do próximo F-Type. De quebra, a marca mostrou também o aguardado SUV topo de linha J-Pace, que até então vinha sendo tratado como especulação, mas que a partir de agora fica com lançamento mais do que confirmado.
Naturalmente não foi permitido fazer fotos ou vídeos dos segredos, mas no caso do XJ já é certo que, pela primeira vez, será equipado com propulsão elétrica. Além disso, o modelo fará uso da nova plataforma MLA (Modular Longitudinal Architecture), que trará ganhos significativos em economia de escala e simplificará o processo produtivo. Na prática, a base proporcionará ao sedã passar por uma mudança radical na comparação com o carro de hoje, tanto na parte mecânica (chegada da eletrificação) quanto no quesito visual (estilo completamente reformulado). Fonte ligadas ao projeto garantem que uma das preocupações principais é "passar a mensagem de um carro esportivo e não é apenas um sedã de três volumes".
Sobre o inédito SUV J-Pace, tratado por muito tempo como boato, temos que a confirmação de que realmente será lançado. Como o próprio nome sugere, o modelo será posicionado no topo da linha de utilitários esportivos da marca, ficando acima do E-Pace e do F-Pace. A plataforma a ser usada será a mesma base MLA do primo XJ 2020, o que automaticamente deixará o SUV preparado para eletrificação. Neste caso, porém, ainda não há confirmação sobre o lançamento de versões totalmente elétricas, mas configurações híbridas certamente serão oferecidas. O J-Pace adiantará também detalhes mecânicos sobre a próxima geração dos Range Rover Vogue e Sport, tendo em vista que a arquitetura será a mesma.
Por fim, a apresentação também contemplou detalhes sobre os próximos XE e F-Type, que já estão rodando em testes de desenvolvimento. De forma bastante sucinta, a Jaguar também falou sobre a possibilidade de lançar novos veículos na base do portfólio, o que incluiria prováveis SUVs compactos com A-Pace e B-Pace.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Jaguar estava com ótimos carros, mas tudo ruiu; o que aconteceu?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Jaguar: transição para elétricos tem sido "muito frustrante"