page ad skin

Novo Hyundai Sonata ganha versão híbrida com captação de energia solar

Marca promete recuperar até 1.300 km por ano apenas com energia do sol

Hyundai Sonata Hybrid 2020

Apresentado no final de março, o novo Hyundai Sonata está prestes a ganhar uma versão híbrida. A fabricante divulga os primeiros detalhes sobre ela, revelando que terá um sistema de recarga das baterias através da energia solar. De acordo com a marca, será possível rodar até 1.300 km por ano usando apenas a energia do sol (por meio de captadores no teto), desde que o modelo fique exposto por 6 horas por dia. Com ele, o sedã tem rendimento médio de 20,1 km/litro.

Galeria: Hyundai Sonata Hybrid 2020

A mecânica é formada por um motor 2.0 de quatro cilindros, abastecido com gasolina, gerando 152 cv e 19,2 kgfm de torque. Trabalha em conjunto com uma unidade elétrica de 52 cv e 20,9 kgfm, gerando uma potência combinada de 195 cv – lembrando que nunca é a soma dos dois motores. A força é transmitida por um câmbio automático de 6 marchas.

Segundo a Hyundai, o Sonata Hybrid tem um rendimento combinado de 20,1 km/litro, quando equipado com as rodas de 16”. Se o cliente escolher as rodas de 17”, o consumo passa para 19,1 km/litro. A fabricante não revelou se a recarga solar pode ser feita com o veículo em movimento, ou se apenas com ele parado, como o Prius PHEV vendido no Japão.

Outra adição é o sistema Active Shift Control (ASC), que controla o motor elétrico para alinhar a velocidade de rotação do motor a combustão e da transmissão, reduzindo o tempo de troca de marchas em 30%. Além de melhorar a aceleração e a economia de combustível, a Hyundai promete que ele aumenta a durabilidade da transmissão ao minimizar a fricção durante as trocas de marcha.

Hyundai Sonata Hybrid 2020
Hyundai Sonata Hybrid 2020

Apesar de ter uma nova geração, o Hyundai Sonata segue bem longe do Brasil. O sedã deixou de ser oferecido por aqui em 2014 e, na época, a Hyundai-CAOA dizia que o Azera acabava canibalizando as vendas do Sonata por conta de suas diferença de preço pequena. Ao invés de investir nele, a importadora preferiu trazer o novo Azera (que já está nas lojas) e o novo Elantra, que desembarca no 2º semestre.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com