Há um tempo que a Audi vem brincando com a ideia de lançar um cupê de quatro portas para disputar diretamente com o Mercedes-Benz CLA e, em breve, com o BMW Série 2 Gran Coupe. Tanto que a marca mostrou o conceito TT Sportback em outubro de 2014. Porém, o modelo nunca foi lançado e, de acordo com a revista britânica Autocar, ele foi adiado para 2021. O motivo seria um "gargalo na engenharia", o que quer dizer que os engenheiros estão todos ocupados desenvolvendo outros carros.
A notícia publicada pela Autocar dá mais detalhes sobre como será a linha da próxima geração do A3. Terá os tradicionais Sportback e Sedan, mas perderá as variantes de duas portas e conversível, por conta da baixa demanda. A revista Auto Express diz que a Audi está trabalhando em um crossover baseado no A3, que a Autocar diz que será batizado como A3 Allroad, com tração integral e que seria lançado em meados de 2021.
Fontes de dentro da Audi disseram à Autocar que a próxima geração do A3 será "o carro mais avançado de seu segmento e uma referência em termos de refinamento." É uma descrição forte, mas um executivo sênior da marca está confiante que o novo modelo será melhor do que seu antecessor em todos os aspectos, especialmente no interior. Ele irá oferecer uma "sensação de luxo" e várias tecnologias que normalmente são encontradas em segmentos mais caros, enquanto a qualidade de direção buscará ser a melhor da categoria.
Usando uma evolução da plataforma modular MQB, para reduzir o seu peso, o novo Audi A3 deve ter um ciclo de vida de sete anos, oferecendo versões a gasolina, diesel e variantes híbridas leve e plug-in. Terá até uma opção abastecida com gás natural. Um sucessor direto do A3 E-Tron estaria nos planos, usando a mesma tecnologia de baterias usada pelo SUV elétrico E-Tron. Os esportivos S3 e RS3 estão previstos para 2020, com cerca de 325 cv na primeira versão, enquanto o RS3 chegará perto dos 420 cv.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi revela novo Q6 Sportback com até 635 km de autonomia
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Flagra mostra a nova Audi RS5 Avant sendo testada em Nürburgring
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Cor mais copiada, Nardo Grey vira série especial para os Audi S6 e S7
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Audi apresenta o novo Q5 2025 ainda com opção diesel e vai a 367 cv