Portaria assinada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo Ministério da Infraestrutura prevê notificações no licenciamento de veículos que não atenderem aos chamados de recall. A partir de agora, o proprietário que não realizar o reparo previsto no prazo de um ano, contado a partir do início do chamado, terá um aviso inscrito no documento do carro (CRLV). Além disso, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) passará a comunicar o atual proprietário do veículo envolvido no chamado, pela consulta de documentos como o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), ao qual as montadoras não têm acesso. As novas regras passam a valer daqui a 90 dias.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a nova portaria "deve aumentar muito a efetividade do recall". Segundo dados oficiais, das 701 campanhas de recall realizadas nos últimos cinco anos, 189 registram níveis abaixo de 10% de atendimento e 103 com níveis entre 10 e 40%. Desse total, os automóveis respondem por 517 chamados (mais de 70%), enquanto motocicletas (72) e caminhões (16) aparecem na sequência. No caso dos automóveis, dos 9.504.580 veículos chamados, apenas 4.584.144 foram atendidos.
Outra novidade diz respeito à divulgação do chamado. Atualmente as montadoras são obrigadas a divulgar o recall em meios de comunicação tradicionais, como jornal, rádio e TV, mas agora terão estender os anúncios também para as redes sociais e para o próprio site da empresa. Por fim, os fornecedores passam a emitir e entregar ao consumidor um comprovante de recall, contendo a identificação do chamado, local, data, horário e duração do atendimento, qual a medida adotada e a garantia dos serviços. O mesmo comprovante deverá permanecer disponível para download e impressões a qualquer momento no site da companhia.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota faz recall do aerofólio da Hilux SRX Plus por risco de rachadura
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Ferrari enfrenta processo por não consertar defeito no freio após recall
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Cummins paga multa bilionária por fraude em motores da Ram
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Ford foi a marca que mais fez recalls nos EUA pelo terceiro ano seguido