Ao contrário das tendências de hoje, onde eficiência enérgica e qualidade tecnológica são motivos de disputa entre grandes montadoras, o início deste século foi marcado pela guerra de desempenho. Várias marcas apostaram no lançamento de modelos preparados de fábrica e, no caso da Volkswagen, o emblemático Beetle RSi é um dos mais lembrados até hoje. O modelo foi lançado no ano de 2001 como edição de tiragem limitada (apenas 250 unidades foram produzidas) e hoje é tão valioso que ganhou fama como "o Fusca mais caro da história". Exemplares são negociados a peso de ouro entre entusiastas e, dependendo do caso, podem alcançar o preço de US$ 80 mil (cerca de R$ 312 mil numa conversão simples).
Informações da época indicam que, antes de chegar ao mercado, o Beetle RSi foi apresentado como protótipo nos Salão de Detroit, nos Estados Unidos, e posteriormente no Salão de Genebra, na Suíça. No visual, chamava atenção o pacote aerodinâmico composto por saias laterais, a carroceria sempre na cor prata, para-choques exclusivos, spoiler instalado acima da vigia e uma chamativa asa na tampa do porta-malas que ajudava a manter a traseira colada no chão. Por sua vez, o interior contava com revestimentos em fibra de carbono nas portas e detalhes do painel, teto e colunas revestidos de Alcantara, bancos Recaro do tipo concha, quadro de instrumentos com novos grafismos, entre outras modificações.
Sob o capô, o conhecido motor 3.2 VR6 rendia 225 cv a 6.500 rpm e 32,6 kgfm de torque a 3.000 rpm. O câmbio era sempre manual de 6 marchas, com tração integral 4Motion. Dados de fábrica indicavam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos e 220 km/h de velocidade máxima. As 250 unidades produzidas (todas devidamente numeradas) foram vendidas unicamente na Europa, mas com o passar dos anos se espalharam pelo mundo. Há relatos de exemplares rodando nos Estados Unidos e até na América do Sul.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Fusca pode voltar como carro elétrico
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
VW Fusca continuará sendo vendido por mais alguns anos no exterior
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025