Aqueles que esperam por uma revolução elétrica no segmento das picapes terão que ter paciência. Mark Reuss, presidente da General Motors, disse em uma entrevista ao Bloomberg TV sobre o investimento de US$ 150 milhões feitos na fábrica de picapes em Flint (EUA), que o modelo elétrico levará mais um tempo para virar realidade. Ele explica que há muitos desafios para superar antes de substituir os motores por um elétrico.
Primeiro, de acordo com Reuss, as fabricantes precisam reduzir o tempo de recarga dos carros. Inundar as baterias com carga elétrica pode causar problemas a longo prazo. Além disso, os Estados Unidos (maior mercado de picapes do mundo) precisa ter uma infraestrutura de estação de recarga mais robusta e similar ao que temos hoje para gasolina e diesel.
E ainda há o custo, ou paridade de custo, algo que Reuss disse recentemente. As picapes elétricas terão que ter um custo de produção semelhante aos dos modelos gasolina, ou abaixo disso. O executivo explicou durante a entrevista que muitas pessoas compram as picapes para trabalhar com elas e ninguém irá pagar mais só para ter uma versão elétrica. Por fim, existe a dificuldade de ter uma picape elétrica que tenha um desempenho tão confiável quanto as demais. Os clientes irão querer usá-la para rebocar e viajar grandes distâncias com a caçamba carregada sem ter que se preocupar com recarga ou outros problemas.
Reuss ainda não falou muito sobre os esforços da GM para criar uma picape elétrica, mas já deu uma dica sem querer. Quase no final da entrevista, o executivo diz que eles poderiam encontrar sucesso no segmento mais alto, só que não conseguiria atender as expectativas altas das picapes atuais. Isso nos faz pensar que a GM deve criar um modelo que não será caro e de luxo, e sim feito para funcionar em todas as faixas de preço.
A GM tem um plano de lançar 20 novos veículos elétricos até 2023. O presidente da fabricante acredita que a diferença de preços irá cair em breve. Uma picape elétrica tem que ir além de atender às expectativas dos clientes. Os compradores de picapes são muito fiéis mas, se os últimos lançamentos servem como indicador, eles estão com a mente aberta sobre novas motorizações, tecnologias e outras funções.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais