Após anos de promessas e especulações, o lançamento da picape RAM 1500 no Brasil parece que finalmente sairá do papel nos próximos meses. A FCA sempre desejou comercializar a picape por aqui, mas aguardava atualizações no motor 3.0 V6 EcoDiesel para acelerar o processo de homologação da camionete no mercado nacional.

Na linha 2020, anunciada agora nos Estados Unidos, este propulsor finalmente foi adicionado à gama e os planos de lançamento no Brasil voltam com toda força. Entre outras novidades, o motor recebeu sistema híbrido-leve, incremento de 8% na potência e 14% no torque, totalizando agora 264 cv (3.600 rpm) e 66,2 kgfm (1.600 rpm), com capacidade de reboque de 5.657 kg.

Galeria: RAM 1500 EcoDiesel 2020

De acordo com a RAM, a lista de modificações inclui a adoção de um novo turbocompressor arrefecido a água com geometria variável, sistema de recirculação de gases de escape redesenhado, alterações nos sistemas de distribuição e injeção de combustível, além de mudanças na cabeça do cilindro, novos pistões de alumínio com anéis mais finos e revestimento de baixo atrito.

O propulsor será oferecido em várias versões da picape, incluindo as variantes luxuosas e até mesmo a super preparada Rebel, que agrega uma série de modificações para uso off-road. As vendas nos EUA estão programadas para começar no quarto trimestre deste ano, quando serão divulgados preços e dados sobre consumo. A produção será concentrada no Michigan, mas o motor virá importado da Itália.

De acordo com o cronograma de lançamentos da FCA, as marcas Jeep e RAM lançarão 10 novidades no Brasil até 2022 e a expectativa é que a RAM 1500 EcoDiesel esteja nesta lista. Durante o Salão de Detroit, em janeiro, executivos ouvidos pelo Motor1.com afirmaram que a viabilidade do lançamento dependia apenas da oferta de um novo motor turbodiesel. Essa questão, portanto, acaba de ser resolvida. Agora fica a torcida para que a promessa da marca se concretize. 

Fotos: RAM

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