A FCA lançou na América do Norte um opcional que promete facilitar a vida dos proprietários da picape RAM 1500 2019. Batizado de "RAM Multifunction Tailgate", o novo item é uma espécie de versão multifuncional da tradicional tampa da caçamba, com diferentes métodos de abertura e foco total na facilidade de acesso à carga. A novidade custa US$ 995 (cerca de R$ 3.650 numa conversão direta ao câmbio atual) e estará disponível nas concessionárias norte-americanas já a partir do segundo trimestre deste ano.

RAM 1500 Multifunction Tailgate

Além da abertura tradicional para baixo, a tampa pode ser aberta para os lados na proporção 60/40, bem ao estilo da Fiat Toro brasileira. Cada lado gira cerca de 88º e pode ser operado de forma independente, facilitando consideravelmente o acesso aos itens que estiverem na caçamba. A nova opção de abertura também não afeta a funcionalidade da configuração padrão, explica a RAM. Dessa forma, a tampa quando aberta tradicionalmente para baixo pode suportar até 900 kg, sem perda de resistência. O sistema também funciona mesmo quando a picape estiver engatada a um trailer.

“O RAM Multifunction Tailgate é intuitivo para operar e os proprietários certamente o acharão bastante útil”, disse Reid Bigland, diretor da marca. "Combinado com o recurso RAMBox [compartimentos de carga localizados nas laterais da própria caçamba] estamos elevando o gerenciamento e o armazenamento de carga da RAM para um novo patamar", completou.

RAM 1500 Multifunction Tailgate

No Brasil, o lançamento da RAM 1500 está prometido para acontecer em no máximo dois anos. A ideia é oferecer a picape por aqui com um novo motor V6 turbodiesel, mas este propulsor ainda não foi lançado nem mesmo nos Estados Unidos - o que de certa forma ainda cria certas incertezas sobre a estreia. A expectativa é que quando apresentado o novo powertrain os planos para o mercado brasileiro fiquem mais claros.

Fotos: Divulgação

Galeria: RAM 1500 Multifunction Tailgate

Envie seu flagra! flagra@motor1.com