Jaguar: Ian Callum deixa departamento de design após 20 anos
Designer assinou projetos renomados como o esportivo F-Type e os SUVs F-Pace E-Pace
Presente nos quadros da Jaguar desde 1999, o renomado design Ian Callum anuncia nesta semana sua saída da empresa. Responsável por dirigir o departamento de design da marca nesses últimos 20 anos, Callum estabeleceu uma nova filosofia de design e reviveu a linha com projetos premiados. Entre os modelos de maior destaque estão o esportivo F-Type, o icônico E-Type e os sedãs XE, XF e XJ, além dos primeiros SUVs da marca, F-Pace e E-Pace. A obra mais recente do britânico foi o crossover elétrico I-Pace, elogiado pelas linhas ousadas e premiado no World Car Awards 2019 nas categorias de melhor design e carro mais sustentável.
Galeria: Avaliação: Jaguar I-Pace (BR)
"Eu tive uma carreira incrível na Jaguar. Um dos meus maiores destaques foi a criação do XF, pois representou o início de uma nova era, que mudou a Jaguar tradicional para o design contemporâneo - foi um ponto de virada significativo em nossa história. Projetar o F-Type foi um sonho que se tornou realidade para mim, já o I-Pace foi uma oportunidade para criar algo extremamente inovador que realmente desafiaria a percepção da Jaguar - e seu sucesso é prova de quão longe a marca chegou”, afirmou.
Antes de entrar na Jaguar, Callum passou 12 anos na Ford Design Studios, onde ajudou a criar o cupê Puma (derivado do Fiesta), e chegou a ser chefe de design da TWR Design, onde desenvolveu os Aston Martin DB7, Vanquish e DB9. Na marca britânica, seu posto será ocupado a partir de 1º de julho por Julian Thomson, atualmente diretor de Design Criativo e parceiro de trabalho de Callum há 18 anos.
Fonte: Jaguar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Opinião: Quem comprará o novo Jaguar?
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Type 00: esse é conceito da Jaguar após tanta polêmica
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Jaguar diz que campanha polêmica foi proposital e pede que fãs 'confiem'
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras