A Hyundai sabe que o Venue cairia como uma luva no mercado brasileiro, mas atualmente a capacidade da fábrica está tomada pela linha HB20 e Creta. O SUV compacto é um modelo global que ficará posicionado abaixo do Creta na Índia (e no caso dos EUA, abaixo do Kona). Motor1.com conversou com Kyoo Bok Lee, Vice-presidente & Head das Operações da Hyundai na America & Europa, sobre a possibilidade da novidade ser oferecida no Brasil e o executivo confirmou o interesse em vendê-lo no país, mas que depende da melhora do mercado e da indústria.
O executivo destacou que o Hyundai Venue está no radar para a operação brasileira. Porém, tudo vai depender, prioritariamente, da recuperação do mercado brasileiro. “Assim que o mercado passar dos 3 milhões de unidades, a chance aumenta”, disse o executivo. Com a recuperação do mercado e economia estabilizada, a Hyundai passará a estudar novos investimentos para expansão da fábrica. "Hoje não há espaço na fábrica para outros modelos", acrescentou Bok Lee.
Sua importação, neste momento, está descartada devido ao valor do dólar e das altas taxas de importação e IPI. Dificilmente conseguiria chegar pelo preço sugerido abaixo do Creta, que parte de R$ 78.990. O SUV compacto é produzido em Chennai (Índia) e Ulsan (Coreia do Sul) – este último abastece o mercado norte-americano.
O Hyundai Venue foi feito para não brigar com o Creta no mercado indiano, onde eles irão conviver, entrando no segmento ocupado por Honda WR-V e Ford EcoSport e, no caso dos EUA, irá competir com o Nissan Kicks. Tem 4,03 metros de comprimento, 24 cm menos do que os 4,27 m do Creta. O Venue norte-americano utiliza o motor 1.6 Gamma de 123 cv, acoplado a um câmbio CVT, enquanto a variante indiana está disponível com os motores 1.0 turbo de 120 cv, 1.2 aspirado de 83 cv e 1.4 diesel de 90 cv, podendo trabalhar com a transmissão manual de 6 marchas ou a automatizada DCT de dupla embreagem e 7 posições.
Visualmente, o SUV compacto se aproxima muito mais da identidade visual usada pela marca em seus crossovers. A inspiração vem do enorme Palisade (que substituiu o Santa Fe de 7 lugares), como podemos notar por sua grade parruda, faróis retangulares e luzes de posição bem finas na parte de cima. Por dentro, o Hyundai Venue tem elementos vistos nos outros carros da empresa e recebe equipamentos como central multimídia com tela de 8 polegadas no estilo “flutuante”, saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros, detector de ponto cego, alerta de colisão frontal e mais.
Com informações de Fábio Trindade, de Seul (Coreia do Sul)
Jornalista viajou a convite da Hyundai Motor Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Projeto K9: o plano da Stellantis para fazer novos utilitários na Argentina
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf