A Hyundai sabe que o Venue cairia como uma luva no mercado brasileiro, mas atualmente a capacidade da fábrica está tomada pela linha HB20 e Creta. O SUV compacto é um modelo global que ficará posicionado abaixo do Creta na Índia (e no caso dos EUA, abaixo do Kona). Motor1.com conversou com Kyoo Bok Lee, Vice-presidente & Head das Operações da Hyundai na America & Europa, sobre a possibilidade da novidade ser oferecida no Brasil e o executivo confirmou o interesse em vendê-lo no país, mas que depende da melhora do mercado e da indústria.
O executivo destacou que o Hyundai Venue está no radar para a operação brasileira. Porém, tudo vai depender, prioritariamente, da recuperação do mercado brasileiro. “Assim que o mercado passar dos 3 milhões de unidades, a chance aumenta”, disse o executivo. Com a recuperação do mercado e economia estabilizada, a Hyundai passará a estudar novos investimentos para expansão da fábrica. "Hoje não há espaço na fábrica para outros modelos", acrescentou Bok Lee.
Sua importação, neste momento, está descartada devido ao valor do dólar e das altas taxas de importação e IPI. Dificilmente conseguiria chegar pelo preço sugerido abaixo do Creta, que parte de R$ 78.990. O SUV compacto é produzido em Chennai (Índia) e Ulsan (Coreia do Sul) – este último abastece o mercado norte-americano.
O Hyundai Venue foi feito para não brigar com o Creta no mercado indiano, onde eles irão conviver, entrando no segmento ocupado por Honda WR-V e Ford EcoSport e, no caso dos EUA, irá competir com o Nissan Kicks. Tem 4,03 metros de comprimento, 24 cm menos do que os 4,27 m do Creta. O Venue norte-americano utiliza o motor 1.6 Gamma de 123 cv, acoplado a um câmbio CVT, enquanto a variante indiana está disponível com os motores 1.0 turbo de 120 cv, 1.2 aspirado de 83 cv e 1.4 diesel de 90 cv, podendo trabalhar com a transmissão manual de 6 marchas ou a automatizada DCT de dupla embreagem e 7 posições.
Visualmente, o SUV compacto se aproxima muito mais da identidade visual usada pela marca em seus crossovers. A inspiração vem do enorme Palisade (que substituiu o Santa Fe de 7 lugares), como podemos notar por sua grade parruda, faróis retangulares e luzes de posição bem finas na parte de cima. Por dentro, o Hyundai Venue tem elementos vistos nos outros carros da empresa e recebe equipamentos como central multimídia com tela de 8 polegadas no estilo “flutuante”, saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros, detector de ponto cego, alerta de colisão frontal e mais.
Com informações de Fábio Trindade, de Seul (Coreia do Sul)
Jornalista viajou a convite da Hyundai Motor Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS