Skoda Mountiaq: estagiários criam picape na base do Tiguan
Modelo foi construído por 35 jovens aprendizes ao longo de 2.000 mil horas
Assim como fez a Volkswagen na semana passada com os conceitos Golf GTI Aurora e R Estate FighteR, a Skoda apresenta nesta semana um protótipo desenvolvido inteiramente por uma equipe de estagiários. Batizado de Mountiaq, o modelo é na prática uma picape desenvolvida com base na carroceria do SUV Kodiaq, cuja base é emprestada do VW Tiguan. Todo o trabalho foi realizado por um grupo de 35 jovens aprendizes, que precisaram de aproximadamente 2.000 horas e 8 meses para concluir o projeto. Os destaques ficam por conta do visual invocado e da robustez reforçada por uma série de acessórios voltados para uso off-road.
Galeria: Skoda Mountiaq Picape
Para dar à carroceria o aspecto típico de uma picape, os alunos removeram as portas traseiras e construíram um novo teto (mais curto), criando uma caçamba para transporte de carga. Além disso, adicionaram um chamativo santo-antônio, equiparam o modelo com pneus apropriados para o fora-de-estrada e incluíram acessórios como quebra-mato e gancho, além de luzes de longo alcance no teto, snorkel para travessia de trechos alagados e estribos nas laterais. O modelo mede 4,99 metros de de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metro de altura, medidas que tornam a Mountiaq substancialmente maior, mais larga e mais alta que o Kodiaq padrão.
Os estagiários também aprimoraram detalhes da cabine, onde os encostos dos assentos dianteiros exibem agora bordados cor de laranja, mostrando um logotipo especial que representa o veículo em frente a uma silhueta montanhosa. Foi mantida a fidelidade em relação ao conceito "Simply Clever" da empresa e adicionados vários itens extras, como refrigerador embutido, subwoofer de 2.000 watts, walkie-talkies para facilitar a comunicação e cubos de roda impressos em 3D.
Sob o capô, o motor 2.0 TSI do grupo Volkswagen entrega 190 cv de potência e move os mais de 2.450 kg do protótipo. Não há planos para produção em série, mas não seria má ideia ter uma picape de baixo custo no Grupo VW, a exemplo do que a Skoda já faz em relação a outros modelos da marca alemã.
Fonte: Skoda
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