A Volkswagen leva para a edição deste ano do festival Wörthersee, tradicionalmente realizado na Áustria, dois conceitos especiais desenvolvidos a partir do Golf. Criados com a ajuda de uma turma de estagiários com o objetivo de ressaltar o DNA esportivo do modelo, os protótipos tomam como base a carroceria hatchback na variante GTI e Estate na versão apimentada R.

Ambos chamam atenção pela preparação e visual exclusivos, mas, ao contrário de outros anos, não há planos para produção em série. De todo modo, vale apreciar o trabalho dessa turma de jovens aprendizes.

Galeria: VW Golf GTI e Golf R Wagon no Wörthersee 2019

O primeiro conceito, batizado de Golf GTI Aurora, toma como base a referida versão esportiva e extrai 385 cv do conhecido motor 2.0 TSI. Toda a potência é canalizada para o eixo dianteiro através do câmbio DSG de 7 marchas e dupla embreagem. O carro é único (apenas a unidade das fotos foi produzida) e pintado na cor cinza, apenas com detalhes específicos em preto e body kit pintado à mão. No interior, há um sistema de som de 3.500 watts e console central modificado para acomodar novas telas que mostram dados do motor e do carro. Além disso, os bancos traseiros foram removidos e um tablet instalado no lado do passageiro fornece acesso à essas informações e ao sistema de som.

O segundo protótipo foi desenvolvido com base no Golf R Estate e recebeu o sobrenome FighteR. Trata-se de uma perua esportiva com tração nas quatro rodas como na versão convencional, mas com potência final elevada para 405 cv (uma alusão ao conceito Golf R400). O modelo é cerca de 6 centímetros mais largo do que o modelo padrão, graças ao body kit mais agressivo, e carrega luzes extras no teto, onde também foi montada uma uma câmera 360 ​​graus. A carroceria também foi pintada na cor cinza, como no GTI Aurora, mas combinada a tons de vermelho, prata e preto. Completam o pacote luzes exclusivas montadas na grade e sistema de som personalizado.

Fotos: Volkswagen

Envie seu flagra! flagra@motor1.com