Esta foi mais uma semana em que as principais notícias do mercado automotivo foram ligadas a SUVs, crossovers e modelos aventureiros. Começou com a Ford apresentando as linhas 2020 do EcoSport e do Ka Freestyle juntas, enquanto a Nissan resolveu colocar equipamentos que faziam falta no Kicks, agora também na linha 2020. Teve ainda o primeiro teste do Honda HR-V Touring, que usa o motor 1.5 turbo do Civic e traz novos equipamentos. No exterior, a BMW revelou a nova geração do hatch Série 1 e a Ferrari apresentou seu primeiro supercarro híbrido. Confira:
Com alterações para a linha 2020, a gama Freestyle ganhou uma opção mais barata: trata-se do Ka 1.0, que mantém as mudanças de suspensão e visual do modelo 1.5, incluindo o controle de estabilidade (ESP) como item de série. Já o EcoSport ganhou teto na cor preta, mas perdeu equipamentos e ficou mais caro.
Enquanto isso, a Nissan recheou o Kicks para a linha 2020. Agora todas as versões passam a vir de série com ESP e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto. Os modelos com câmbio automático ainda receberam o piloto automático (pedido desde o lançamento em 2016) e apoio de braço central, entre outras novidades.
Conforme antecipado anteriormente, a terceira geração do BMW Série 1 foi apresentada com a nova plataforma de tração dianteira do grupo - a mesma da minivan Série 2 Tourer e dos crossovers X1 e X2. O hatch estreia nas versões 118i, com motor 1.5 turbo de 3 cilindros e 140 cv, e 135i, com um 2.0 de quatro cilindros de 306 cv - esta com tração integral xDrive. Com traços que lembram o X2, o modelo também ganhou painel digital (como no Série 3) e maior espaço interno e porta-malas. Chegada ao Brasil está prevista para entre o fim deste ano e o começo de 2020.
Após diversos teasers, a Ferrari apresenta seu primeiro híbrido capaz de rodar somente no modo elétrico. A SF90 Stradale conta com o mesmo motor a combustão usado na F8 Tributo, com a potência elevada de 720 para 780 cv, e mais três motores elétricos que somados garantem mais 220 cv - totalizando 1.000 cv. Com tamanha força, o bólido chega aos 100 km/h em 2,5 segundos e à máxima de 340 km/h.
Levamos para a pista a nova versão turbinada do crossover e comparamos, em números e impressões, seu desempenho e dinâmica com o modelo 1.8 aspirado. Será que vale pagar os R$ 45,5 mil que separam o HR-V LX de entrada do Touring?
Flagra dos nossos colegas do site Autossegredos mostra a principal novidade da linha 2020 da Toro: versão Endurance, de entrada, equipada com motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração integral. Menos equipada, ela visa baixar o preço da picape a diesel para cerca de R$ 120 mil. Hoje, a versão mais barata movida a óleo é a Freedom, tabelada a R$ 138.990.
Fotos: divulgação, reprodução e arquivo Motor1.com
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