A Volkswagen leva para a edição deste ano do festival Wörthersee, tradicionalmente realizado na Áustria, dois conceitos especiais desenvolvidos a partir do Golf. Criados com a ajuda de uma turma de estagiários com o objetivo de ressaltar o DNA esportivo do modelo, os protótipos tomam como base a carroceria hatchback na variante GTI e Estate na versão apimentada R.
Ambos chamam atenção pela preparação e visual exclusivos, mas, ao contrário de outros anos, não há planos para produção em série. De todo modo, vale apreciar o trabalho dessa turma de jovens aprendizes.
O primeiro conceito, batizado de Golf GTI Aurora, toma como base a referida versão esportiva e extrai 385 cv do conhecido motor 2.0 TSI. Toda a potência é canalizada para o eixo dianteiro através do câmbio DSG de 7 marchas e dupla embreagem. O carro é único (apenas a unidade das fotos foi produzida) e pintado na cor cinza, apenas com detalhes específicos em preto e body kit pintado à mão. No interior, há um sistema de som de 3.500 watts e console central modificado para acomodar novas telas que mostram dados do motor e do carro. Além disso, os bancos traseiros foram removidos e um tablet instalado no lado do passageiro fornece acesso à essas informações e ao sistema de som.
O segundo protótipo foi desenvolvido com base no Golf R Estate e recebeu o sobrenome FighteR. Trata-se de uma perua esportiva com tração nas quatro rodas como na versão convencional, mas com potência final elevada para 405 cv (uma alusão ao conceito Golf R400). O modelo é cerca de 6 centímetros mais largo do que o modelo padrão, graças ao body kit mais agressivo, e carrega luzes extras no teto, onde também foi montada uma uma câmera 360 graus. A carroceria também foi pintada na cor cinza, como no GTI Aurora, mas combinada a tons de vermelho, prata e preto. Completam o pacote luzes exclusivas montadas na grade e sistema de som personalizado.
Fotos: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos