A indústria automobilística já viveu casos curiosos envolvendo potência de motores, especialmente quando a cavalaria real é menor do que a declarada oficialmente pela marca. Na Toyota, porém, a situação é justamente o contrário. Em testes realizados recentemente nos Estados Unidos, a revista Car And Driver descobriu que o esportivo Supra é na verdade mais rápido e potente do que diz a própria montadora. No dinamômetro, o modelo entregou 344 cv de potência e 58,9 kgfm de torque, contra 340 cv e 50,3 kgfm da ficha técnica oficial. Além disso, acelerou de 0 a 96 km/h em apenas 3,8 segundos, contra 4,1 segundos da aferição divulgada no lançamento.
No entanto, há pontos que precisam ser esclarecidos. Para obter os números exatos, a revista fez o teste na quinta marcha da transmissão automática de 8 velocidades. Na sexta marcha, o carro atingiu o pico de torque, mas os dados podem ter pequenas alterações, tendo em vista que o conversor de torque não trava até atingir o valor mais alto da faixa. Além disso, a unidade usada nos testes foi fornecida pela própria Toyota, o que significa que esse número pode não ser totalmente preciso em modelos de produção. De todo modo, o teste prova que a Toyota (por qualquer razão) pode estar subestimando o poderio do motor 3.0 fornecido pela BMW.
Talvez seja por causa do posicionamento premium do Z4 (derivado da mesma plataforma), afinal, não faria tanto sentido o modelo mais caro ser menos potente que o irmão de marca generalista. Tanto é que na variante vendida nos Estados Unidos, o BMW alcança 387 cv. Mas os preços são pra lá de diferentes: enquanto o Supra 3.0 começa em US$ 49.990, o Z4 com o mesmo motor parte de US$ 63.700.
Fonte: Car And Driver
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A Toyota não tem planos de acabar com o Supra
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Toyota Supra ganhará versão preparada com motor de 500 cv da BMW
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Toyota não planeja fazer mais modelos esportivos, diz engenheiro-chefe
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Toyota Supra 2023 ganha versão com câmbio manual e mais leve