Com a pré-venda iniciada no Salão do Automóvel de São Paulo, o carro elétrico mais vendido do mundo se prepara para chegar em definitivo no Brasil. O Nissan Leaf estará disponível no país a partir do mês de julho, ocasião que serão entregues as unidades comercializadas antecipadamente.
Em entrevista no escritório da Nissan em São Paulo, Guy Rodriguez, Chairman da Nissan na América Latina, falou sobre o modelo e também um pouco sobre a estratégia para o início da eletrificação da gama no Brasil.
"A partir do mês de julho teremos os veículos aqui. Temos selecionados algumas cidades em função do potencial do mercado e da disponibilidade da recarga elétrica", disse Rodriguez.
"O carro tem sido muito bem aceito em vários lugares. A gente vai trazer o carro do Reino Unido e na Europa tem sido um sucesso, então, temos uma limitação agora de disponibilidade, mas com o potencial de mercado aqui no Brasil nós vamos querer distribuir para todas as outras cidades do país", disse Marco Silva, Presidente da Nissan do Brasil.
Sobre uma possível produção no Brasil, Rodriguez afirmou que a demanda por carro elétrico ainda é inicial em nossa região, mesmo incluindo outros mercados da região, e isso inviabiliza a sua fabricação aqui mesmo em CKD.
A infra-estrutura de recarga é sempre tema recorrente quando falamos de carros elétricos. Com a visão de que o Leaf é um carro com boa autonomia, mas assim com foco para uso urbano, a Nissan acredita que a recarga residencial atenderá a necessidade de uso de grande parte dos consumidores.
Como forma de contribuir para a chegada dos elétricos, o Chairman afirmou que a Nissan terá uma estratégia que compreende o fornecimento de um ponto de recarga na casa do consumidor.
"Todo o veículo vai ser vendido já com a instalação do Wallbox (ponto de recarga) na casa do cliente", afirmou Rodriguez. Assim que um cliente manifesta o interesse, a Nissan mandará um técnico para a residência do interessado para avaliar se a infra-estrutura local é capaz de receber o ponto de recarga residencial. Este trabalho é fruto de um acordo com as companhias elétricas. O executivo não informou por quanto tempo essa oferta permanecerá.
O auxílio pela introdução de formas de recarga é uma marca registrada da Nissan. No Japão, por exemplo, ano passado a a marca ofereceu aos novos proprietários do Nissan LEAF que se inscreveram no plano "Jibun Denryoku", que em tradução literal significa "eletricidade pessoal", ganharam instalação gratuita de um sistema de geração de energia solar. Todo custo foi bancado pela montadora e gerenciado por uma parceira local por 20 anos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Leaf vai virar SUV na próxima geração; conceito antecipa design
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nissan Leaf: um dos primeiros carros elétricos do Brasil pode sair de linha
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vídeo: Nissan Leaf vira esportivo com dois motores e tração integral
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan testa Leaf com dois motores elétricos e tração integral