Disponível para a carroceira hatchback desde o mês de fevereiro, o tratamento esportivo ST passa a ser oferecido também para a nova geração do Focus em versão perua. Conforme anuncia a Ford, a chamada Focus ST Wagon estreia na Europa com a missão de oferecer desempenho e dinâmica extra para famílias que não querem abrir mão de espaço e conforto. A oferta de motores é composta pelos conhecidos 2.3 EcoBoost de 280 cv e 42,8 kgfm de torque e 2.0 diesel EcoBlue de 190 cv e 40,8 kgfm. Já a lista de concorrentes diretos inclui nomes como Seat Leon Cupra R ST e Skoda Octavia RS Combi.
Em ambos os casos o câmbio pode ser manual de 6 marchas (com curso da alavanca cerca de 7% menor) ou automático de 7 relações (tradicional, com conversor de torque). Dados oficiais sobre desempenho ainda não foram divulgados, mas a expectativa fica para números próximos do Focus ST hatchback, que acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos com motor 2.3. No caso do motor EcoBoost, a Ford destaca diferenciais como turbo de baixa inércia e uma tecnologia anti-lag capaz de gerar força de forma constante nos modos de condução Sport ou Track (a mesma usada no superesportivo GT e na picape F-150 Raptor).
Completam o pacote diferencial eletrônico de deslizamento limitado (item inédito em um Focus de tração dianteira), a mais rápida direção elétrica da empresa até hoje e suspensão traseira independente com amortecimento ativo. As vendas nos principais mercados da Europa serão iniciadas nos próximos meses.
Fonte: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford diz que o novo Focus ST 2020 supera o antigo RS em algumas provas
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Projeção: Novo Ford Focus ST terá motor turbo do Mustang
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Ford Focus ST: sem camuflagem e sem planos para o Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil