Um fruto bem saboroso, mas proibido para os brasileiros, será o novo Ford Focus ST. A versão apimentada da quarta geração do hatch médio será apresentada no ano que vem, muito provavelmente em março, durante o Salão de Genebra (Suíça). Nós já vimos diversos protótipos rodando pela Europa, tanto nas ruas quanto em circuitos, então já temos uma ideia de como será sua cara. Pedimos aos nossos artistas que imaginassem o resto do hatch esportivo.

Galeria: Ford Focus ST 2020 - Projeção

A Ford gosta de deixar o Focus ST com um design bem próximo da versão normal do hatch e isso não deve mudar na nova geração. É claro que terá algumas diferenças, como o para-choque dianteiro com nova grade e faróis de neblina redesenhados. Deve calçar rodas maiores e receber saias laterais para dar uma aparência mais agressiva, além de melhorar sua estabilidade.

Enquanto seu design não é um segredo, a sua motorização ainda não foi descoberta. Os rumores mais fortes dizem que irá pegar o motor 2.3 turbo usado no Mustang e também na geração passada do Focus RS. Sua potência deve ficar na casa dos 270 cv, além de uma variante diesel para a Europa, composta pelo 2.0 EcoBlue com mais de 190 cv.

Ford Focus ST spy photo
Ford Focus ST spy photo
Ford Focus ST spy photo

O novo Ford Focus ST também deve ser a primeira geração do hatch esportivo a receber uma transmissão automática. A opção mais básica continuará a ser a manual de 6 marchas, mas as mais caras devem adotar o câmbio automático de 8 marchas com conversor de torque.

As chances do Focus ST chegar ao Brasil são praticamente nulas. A marca anunciou que o hatch médio deixará de ser produzido na Argentina em 2019 sem deixar um sucessor. A única esperança é que a marca decida trazer o novo Focus importado em pequena quantidade, posicionando o hatch como um carro de nicho para demonstrar tecnologias, da mesma forma que a Volkswagen diz que acontecerá com o Golf.

Galeria: Ford Focus ST - Flagra

Foto de: CarPix
Envie seu flagra! flagra@motor1.com