A Ford aproveitou sua conferência de divulgação do desempenho da empresa no 1º trimestre para mostrar qual será sua estratégia de lançamentos para 2019 – incluindo a América do Sul. Na apresentação, a fabricante mostrou a picape Ranger reestilizada, a van Transit 2T e os SUVs Edge, Explorer e Escape/Kuga como os modelos que serão vendidos na região, sem confirmar qual chegará a qual mercado.
Vamos falar primeiro do que já sabemos. A Ford já lançou o Edge renovado no Brasil, vendido na versão esportiva Edge ST. Era um dos únicos dois veículos que estavam confirmados pela fabricante. O segundo modelo é a Ford Ranger. A marca fez mistério sobre a reestilização, mas havia dito que irá lançar a edição especial Storm, mostrada no Salão do Automóvel. A picape renovada já apareceu em testes na Argentina, sem camuflagem e com uma unidade feita lá mesmo. Ou seja, virá para cá, uma vez que a Ranger vendida aqui é argentina.
O Ford Explorer é um dos modelos que deve ficar restrito a outros países da região, como Chile, onde a geração anterior já é vendida. O mesmo deve acontecer com a van Transit 2T, que deixou de ser vendida no Brasil em 2014. A Transit recebeu uma versão híbrida e ainda terá uma elétrica, que chega em 2021 na Europa.
Por fim, o último dos cinco modelos confirmados na apresentação é o Ford Escape, também conhecido como Kuga na Europa. O SUV do Focus foi apresentado no início do ano e fontes ligadas à marca disseram ao Motor1.com que ele está em estudos para o Brasil. Será uma das grandes apostas da empresa no mercado global de crossovers, com variantes híbridas normal e plug-in.
Curiosamente, o SUV Territory foi marcado como um modelo para a China – ao menos em 2019. Para quem não se lembra dele, é o modelo que a fabricante mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, como resposta ao Jeep Compass. Trata-se de um modelo chinês, o JMC Yusheng S330, com o logo da fabricante, que usa um motor 1.5 turbo de 163 cv da Mitsubishi. Como é uma apresentação com os lançamentos deste ano, o crossover deve desembarcar no Brasil apenas em 2020.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'