Nem mesmo o feriado de 1º maio na quarta-feira deixou a semana menos interessante para o setor automotivo. A Volkswagen, por exemplo, aproveitou este começo de mês para apresentar a linha 2020 de Polo e up!, ambas com novidades. E também registrou aquele que deve ser o nome de seu próximo crossover, o T-Sport. Enquanto isso, o resultado das vendas de abriu mostrou que a Renault colocou o Kwid no G4 do mercado nacional, ao mesmo tempo em que prepara o lançamento da versão Ousider do subcompacto. Teve ainda a estreia do novo Mitsubishi Pajero Sport, que substitui o Dakar, e as primeiras imagens do Peugeot 2008 nacional reestilizado.
Já não é mais novidade que a VW prepara um crossover do Polo para atuar abaixo do T-Cross. A novidade é que nesta semana saiu o registro do nome T-Sport feito pela marca alemã. Tudo leva a crer que esta será a nomenclatura do futuro modelo, uma vez que junta o "T" dos SUVs da VW com o "Sport" que indica ser uma proposta mais descolada em termos visuais. Enquanto o T-Cross é mais quadradinho, o T-Sport terá teto curvo, como nos SUVs-cupês. Usará motor 1.0 TSI com câmbio manual ou automático e chega em 2020.
Enquanto o T-Sport não chega, a VW movimenta-se com a linha 2020 de Polo e up!. A principal novidade do Polo é a inclusão do controle de estabilidade como item de série também nas versões MSI 1.0 e 1.6 - antes era opcional. A 1.0 de entrada também recebeu computador de bordo e a 1.6 enfim trouxe os retrovisores elétricos. Todos os preços subiram. Já o up! 2020 foi resumido a três versões: 1.0 MPI, Connect 1.0 TSI e Xtreme 1.0 TSI, com preços reajustados - para baixo, neste caso.
O popular da Renault ganhou as manchetes nesta semana por subir três colocações no ranking de vendas de abril: ficou em quatro lugar, desbancando até o VW Gol. Enquanto isso, na Índia, foi flagrado o primeiro protótipo do Kwid reestilizado, que, conforme Motor1.com antecipou, vai mesmo receber visual semelhante ao da versão elétrica. A mudança é esperada para o segundo semestre no mercado indiano, mas não deve pintar por aqui antes da linha 2021. Na semana que vem, será a vez de estrear a versão Outsider (flagra acima) por aqui.
Apresentado no Salão do Automóvel do ano passado, o novo Pajero Sport agora chega ao mercado nacional. Oferecido em versão única, HPE-S, custa R$ 265.990 e tem como destaques o câmbio automático de 8 marchas (contra 5 da L200) e um pacote de tecnologias que inclui piloto automático adaptativo. Para marcar a estreia, rodamos mais de 200 km de trilhas em nossa primeira avaliação.
A PSA divulgou as primeiras imagens e informações do 2008 reestilizado, que será apresentado oficialmente em meados de maio. A reestilização será leve, desenvolvida no Brasil, com destaque para a dianteira mais agressiva. A principal novidade do modelo, no entanto, vai ficar para novembro: é quando chega a versão com motor 1.6 THP e câmbio automático. Era para chegar junto com a renovação visual, mas ainda está em desenvolvimento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores