Principal lançamento da Opel neste ano na Europa, a nova geração do Corsa acaba de aparecer pela primeira vez em fotos oficiais. Não são exatamente as imagens que gostaríamos de ver, afinal o modelo ainda aparece consideravelmente camuflado, mas de todo modo são teasers que revelam o projeto já finalizado e com previsão de lançamento para breve.
Nesta linhagem, vale lembrar, o Corsa carregará DNA francês e adotará sob o design de perfil alemão exatamente a mesma plataforma do recém-apresentado Peugeot 208 2020 - tanto que terá versão elétrica e praticamente as mesmas opções de motorização do irmão leonino.
Segundo a Opel, o Corsa chegará à sexta geração mais eficiente e dinâmico do que nunca. Em média, os engenheiros conseguiram reduzir o peso do modelo em cerca de 10%, tanto que nas versões mais básicas o peso ficará abaixo da barreira psicológica dos 1.000 kg - estima-se 980 kg. A suspensão foi projetada para entregar o máximo equilíbrio entre esportividade e conforto, de modo a agradar aos mais variados perfis de consumidor. "O carro ficou muito mais leve, o que reduz o consumo de combustível e aumenta o prazer de dirigir", explica Thomas Wanke, engenheiro-chefe de desenvolvimento e performance.
Wanke também revela que uma intensa bateria de testes foi realizada em estradas congeladas da Lapônia, na Suécia, com o objetivo de colocar à prova a durabilidade de componentes da suspensão, powertrain, eletrônica e iluminação. Testes também foram feitos em Dudenhofen, no laboratório da sede da marca em Rüsselsheim e nas famosas autobahns alemãs, onde foi possível avaliar o comportamento do conjunto em altas velocidades. Por fim, a marca destaca provas realizadas em trechos alagados com diferentes profundidades, incluindo 25 centímetros, onde o objetivo era verificar os sistemas de vedação da cabine e do motor.
O sistema de iluminação IntelliLux (já oferecido nos modelos Astra e Insignia) também foi aprimorado nessas avaliações e será exclusividade do novo Corsa nesta categoria. O lançamento oficial acontecerá dentro de poucos meses, com vendas na Europa ainda neste ano. Os principais concorrentes serão Volkswagen Polo, Ford Fiesta, Peugeot 208 e Renault Clio.
Fonte: Opel
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Corsa Wind: relembre os 30 anos do Chevrolet que revolucionou o mercado
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Semana Motor1.com: Novo carro popular, Corsa 2024 e mais
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Corsa 2024: veja como ficou o hatch que tem plataforma de Peugeot
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Corsa é flagrado de novo e revela mais detalhes; confira fotos