Principal atração da Volkswagen na edição deste ano do Salão de Frankfurt, a versão de produção do hatch elétrico I.D. aos poucos vai perdendo camuflagem e deixando detalhes à mostra. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam o modelo praticamente pronto para chegar ao mercado rodando em testes finais no rigoroso inverno do norte da Europa.
O protótipo exibe a carroceria definitiva (com linhas ligeiramente mais realistas na comparação com o design do conceito) e componentes como rodas, lanternas, retrovisores e faróis que não devem mudar até a chegada às lojas, entre o fim deste ano e o início de 2020.
Extraoficialmente chamado de Neo, o modelo será o primeiro de uma extensa família de veículos puramente elétricos que terá integrantes sedã, minivan, buggy e ao menos dois SUVs. Segundo fontes internas, a autonomia do conjunto ficará na casa dos 550 km nas versões mais caras e aproximadamente 340 km nas configurações de acesso. As medidas serão praticamente as mesmas do conceito: 4,10 metros de comprimento (15,5 cm menos que o Golf), 1,53 m de altura e 1,80 m de largura, com 2,75 m de entre-eixos. Especula-se ainda potência próxima dos 200 cv e velocidade máxima limitada a 180 km/h.
Toda a produção será concentrada na fábrica alemã de Zwickau, região da Saxônia. Não por acaso, a VW diz que transformará a planta no maior centro de mobilidade elétrica de toda a Europa. Depois do Neo, serão apresentados o I.D. Buzz (releitura da finada Kombi) e o I.D. Crozz (SUV), seguidos de uma série de derivações. Concessionárias da Europa, Estados Unidos e China serão as primeiras a receber a nova gama.
Fotos: CarPix
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