Honda Envix: sedã médio faz ponte entre Civic e Accord
Desenvolvido em parceria com a chinesa Dongfeng, modelo usa plataforma alongada do Civic
Assim como acontece com Volkswagen e General Motors, a Honda também possui acordos do cooperação com mais de uma montadora na China. São as chamadas joint-ventures, que viabilizam a atuação de fabricantes estrangeiras naquele mercado e, diante de uma realidade comercial tão diversa, acabam por gerar particularidades bastante curiosas.
É o caso, por exemplo, da comercialização de um mesmo carro por uma mesma marca, apenas com mudanças de nome. O sedã Envix, lançado recentemente, representa bem essa estratégia dentro da Honda e estreia com a missão de fazer a ponte entre o Civic e o Accord sendo, na prática, uma espécie de Crider com nova dianteira.
Galeria: Honda Envix
O Crider, à venda no mercado chinês desde 2013, já acumula duas gerações no currículo e é produzido pela joint-venture Guanqi Honda. O Envix, por sua vez, é um projeto da Dongfeng Honda que chega ao mercado agora para atuar exatamente no mesmo nicho. Ambos dividem uma versão alongada da plataforma do Civic e têm basicamente o mesmo design. O novato se diferencia apenas por detalhes na dianteira, como grade e para-choque. Ao todo são 4,75 m de comprimento, 180 m de largura, 1,50 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, que garantem ampla oferta de espaço interno e atendem exatamente ao desejo do consumidor local por conforto a bordo (principalmente no banco traseiro).
Também é comum aos dois o motor 1.0 turbo de três cilindros com potência de 122 cv e torque de 17,6 kgfm. O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT e, dependendo do caso, alcança média de consumo de 20,4 km/l.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda acompanha Toyota e prepara novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina