Com a apresentação do Chevrolet Onix Sedan na China, a divisão brasileira da General Motors resolveu falar um pouco sobre o carro para acabar com especulações. Nesta quinta-feira (11), o sedã foi apresentado no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba (SP), ainda camuflado e com poucos detalhes revelados.
Ao invés do que se especulava, ele não irá substituir o Prisma atual ou mesmo o Cobalt, posicionando-se acima dos dois como um verdadeiro rival para Toyota Yaris Sedan e Volkswagen Virtus. Ao vivo, o modelo tem porte muito semelhante ao sedã do Polo, sendo substancialmente maior que o Prisma. E tudo indica que será batizado como Onix Sedan, embora a fabricante ainda não confirme esta informação.
O Chevrolet Onix Sedan será mais refinado que o Prisma e o Cobalt, para posicionar-se na faixa de preço entre R$ 75 mil e R$ 90 mil, exatamente a janela de preços entre Cobalt e Cruze. Seu lançamento será no final de 2019, com produção em Gravataí (RS), estreando o novo motor 1.0 turbo de três cilindros, combinado ao câmbio automático de 6 marchas.
Para não gerar briga interna, a Chevrolet vai reposicionar o Cobalt na linha 2020, a ser lançada nos próximos meses. A intenção, segundo ouvimos de um interlocutor da marca, é deixá-lo para o mercado frotista, como táxi e locadoras.
Muito do que foi visto em sua versão chinesa estará na nacional. Desenvolvido sobre a plataforma GEM (Global Emerging Markets), o sedã medirá 4,47 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. De acordo com a marca, terá algumas alterações de acabamento e equipamentos, para adequar-se ao nosso gosto. A cabine, por exemplo, vai receber tons mais escuros no modelo daqui. Embora tenha sido feito em parceria com a chinesa SAIC, o projeto foi liderado por um engenheiro brasileiro.
O lançamento acontecerá somente no final de 2019. O sindicato de Gravataí (RS) havia adiantado que a produção estava programada para julho e, considerando a regra de três meses para criar um estoque, a chegada às lojas ficará para o último trimestre do ano. Já o hatch (Onix Plus) e o SUV (novo Tracker) ficarão para 2020.
Com informações de Daniel Messeder, do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda