Lexus ES 300h é destaque entre os modelos de alto luxo

Os números de vendas de sedãs médios premium registraram forte queda em março após um mês de fevereiro com números positivos. Foram comercializados 877 veículos no segmento, 24,5% a menos do que em 2018. À exceção do Audi A5 (43, +53,6%), quinto colocado, todos os demais perderam espaço.

Mesmo perdendo quase 23% dos compradores do ano passado, o Mercedes Classe C (337) chegou a 15 meses seguidos na ponta. O destaque, no entanto, veio de seu maior rival: com a chegada da nova geração por meio da versão 330i, o BMW Série 3 (204) retomou o segundo lugar perdido nos últimos dois meses. Completando o pódio pelo sétimo mês seguido, o Audi A3 Sedan (193) foi quem menos recuou no período (-8,5%).

Mercedes-Benz C200 EQ Boost 2019

Praticamente repetindo o desempenho de fevereiro, o Mercedes CLA (51) se manteve em quarto, embora vendendo menos da metade do ano passado.  Sexto e sem conseguir acompanhar o ritmo dos rivais, o Audi A4 (35) teve o seu resultado mais fraco desde fevereiro de 2016 (20). A lanterna, mais uma vez, coube ao Jaguar XE e seus 16 emplacamentos.

 

Sedãs Médios Premium

POS.

MODELO

MAR/19

FEV/19

MAR/18

% MAR 19

% FEV 19

VARIAÇÃO MAR/FEV

VARIAÇÃO 2019/2018

MERCEDES-BENZ CLASSE C

337

252

437

38,43%

29,96%

33,73%

-22,88%

BMW SÉRIE 3

204

224

229

23,26%

26,63%

-8,93%

-10,92%

AUDI A3 SEDAN

193

232

211

22,01%

27,59%

-16,81%

-8,53%

MERCEDES-BENZ CLA

51

52

108

5,82%

6,18%

-1,92%

-52,78%

AUDI A5

43

27

28

4,90%

3,21%

59,26%

53,57%

AUDI A4

35

38

124

3,99%

4,52%

-7,89%

-71,77%

JAGUAR XE

14

16

24

1,60%

1,90%

-12,50%

-41,67%

 

 

877

841

1161

100,00%

100,00%

4,28%

-24,46%


Entre os modelos de alto luxo, o BMW Série 5 (20) repetiu a liderança de fevereiro, mas em queda de quase 30% nos últimos 12 meses. O Mercedes Classe E (17), por sua vez, avançou pouco mais de 6% no mesmo período e mais de 40% nas últimas semanas.

Lexus ES 300h

O destaque de março, no entanto, não foi alemão, mas sim japonês. Com 16 unidades, o Lexus ES assegurou o pódio vendendo oito vezes mais do que em 2018. O Porsche Panamera, que em fevereiro havia emplacado apenas 5 unidades, fechou o mês com 12 unidades. Em sua primeira aparição no ranking, o novo Mercedes CLS (1) dividiu a lanterna com o Mercedes Classe S (1) e com o Jaguar XF (1).

 

Sedãs Grandes Premium

POS.

MODELO

MAR/19

FEV/19

MAR/18

% MAR 19

% FEV 19

VARIAÇÃO MAR/FEV

VARIAÇÃO 2019/2018

BMW SÉRIE 5

20

26

28

27,40%

39,39%

-23,08%

-28,57%

MERCEDES-BENZ CLASSE E

17

12

16

23,29%

18,18%

41,67%

6,25%

LEXUS ES

16

13

2

21,92%

19,70%

23,08%

700,00%

PORSCHE PANAMERA

12

5

14

16,44%

7,58%

140,00%

-14,29%

BMW SÉRIE 7

3

1

0

4,11%

1,52%

200,00%

-

VOLVO S90

2

5

0

2,74%

7,58%

-60,00%

-

JAGUAR XF

1

1

1

1,37%

1,52%

0,00%

0,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE S

1

3

2

1,37%

4,55%

-66,67%

-50,00%

MERCEDES-BENZ CLS

1

0

1

1,37%

0,00%

-

0,00%

 

 

73

66

64

100,00%

100,00%

10,61%

14,06%

 

Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.


Fonte: Fenabrave

Galeria: Novo BMW 330i (lançamento Brasil)