Os números de vendas de sedãs médios premium registraram forte queda em março após um mês de fevereiro com números positivos. Foram comercializados 877 veículos no segmento, 24,5% a menos do que em 2018. À exceção do Audi A5 (43, +53,6%), quinto colocado, todos os demais perderam espaço.

Mesmo perdendo quase 23% dos compradores do ano passado, o Mercedes Classe C (337) chegou a 15 meses seguidos na ponta. O destaque, no entanto, veio de seu maior rival: com a chegada da nova geração por meio da versão 330i, o BMW Série 3 (204) retomou o segundo lugar perdido nos últimos dois meses. Completando o pódio pelo sétimo mês seguido, o Audi A3 Sedan (193) foi quem menos recuou no período (-8,5%).

Mercedes-Benz C200 EQ Boost 2019

Praticamente repetindo o desempenho de fevereiro, o Mercedes CLA (51) se manteve em quarto, embora vendendo menos da metade do ano passado.  Sexto e sem conseguir acompanhar o ritmo dos rivais, o Audi A4 (35) teve o seu resultado mais fraco desde fevereiro de 2016 (20). A lanterna, mais uma vez, coube ao Jaguar XE e seus 16 emplacamentos.

 

Sedãs Médios Premium

POS.

MODELO

MAR/19

FEV/19

MAR/18

% MAR 19

% FEV 19

VARIAÇÃO MAR/FEV

VARIAÇÃO 2019/2018

MERCEDES-BENZ CLASSE C

337

252

437

38,43%

29,96%

33,73%

-22,88%

BMW SÉRIE 3

204

224

229

23,26%

26,63%

-8,93%

-10,92%

AUDI A3 SEDAN

193

232

211

22,01%

27,59%

-16,81%

-8,53%

MERCEDES-BENZ CLA

51

52

108

5,82%

6,18%

-1,92%

-52,78%

AUDI A5

43

27

28

4,90%

3,21%

59,26%

53,57%

AUDI A4

35

38

124

3,99%

4,52%

-7,89%

-71,77%

JAGUAR XE

14

16

24

1,60%

1,90%

-12,50%

-41,67%

 

 

877

841

1161

100,00%

100,00%

4,28%

-24,46%


Entre os modelos de alto luxo, o BMW Série 5 (20) repetiu a liderança de fevereiro, mas em queda de quase 30% nos últimos 12 meses. O Mercedes Classe E (17), por sua vez, avançou pouco mais de 6% no mesmo período e mais de 40% nas últimas semanas.

Lexus ES 300h

O destaque de março, no entanto, não foi alemão, mas sim japonês. Com 16 unidades, o Lexus ES assegurou o pódio vendendo oito vezes mais do que em 2018. O Porsche Panamera, que em fevereiro havia emplacado apenas 5 unidades, fechou o mês com 12 unidades. Em sua primeira aparição no ranking, o novo Mercedes CLS (1) dividiu a lanterna com o Mercedes Classe S (1) e com o Jaguar XF (1).

 

Sedãs Grandes Premium

POS.

MODELO

MAR/19

FEV/19

MAR/18

% MAR 19

% FEV 19

VARIAÇÃO MAR/FEV

VARIAÇÃO 2019/2018

BMW SÉRIE 5

20

26

28

27,40%

39,39%

-23,08%

-28,57%

MERCEDES-BENZ CLASSE E

17

12

16

23,29%

18,18%

41,67%

6,25%

LEXUS ES

16

13

2

21,92%

19,70%

23,08%

700,00%

PORSCHE PANAMERA

12

5

14

16,44%

7,58%

140,00%

-14,29%

BMW SÉRIE 7

3

1

0

4,11%

1,52%

200,00%

-

VOLVO S90

2

5

0

2,74%

7,58%

-60,00%

-

JAGUAR XF

1

1

1

1,37%

1,52%

0,00%

0,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE S

1

3

2

1,37%

4,55%

-66,67%

-50,00%

MERCEDES-BENZ CLS

1

0

1

1,37%

0,00%

-

0,00%

 

 

73

66

64

100,00%

100,00%

10,61%

14,06%

 

Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.


Fonte: Fenabrave

Galeria: Novo BMW 330i (lançamento Brasil)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com