Anunciada no fim do ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a mais nova categoria do automobilismo nacional será iniciada no próximo fim de semana (13 e 14) em Campo Grande (MS). A Copa HB20, também chamada de HB20 Motorsport, será composta por oito etapas e já conta com 20 nomes para abertura da temporada.
Os participantes terão a oportunidade de pilotar uma versão preparada do Hyundai HB20 R Spec com potência de 160 cv nas rodas e velocidade máxima de 200 km/h. A ação faz parte de uma iniciativa global da marca para promoção da divisão esportiva N e desenvolvimento de carros por meio do automobilismo.
Segundo a Hyundai, o investimento previsto para a temporada completa, por veículo inscrito, será de R$ 200 mil e já contempla o veículo durante o período do campeonato, gastos com manutenção e preparação para cada etapa; suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; logística do veículo para cada autódromo; estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana. O pacote foi baseado no conceito seat and drive, que permite ao piloto não se preocupar com nada além de "sentar e acelerar".
Todos os veículos foram produzidos em um lote único (total de 26 unidades) na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe chamada H-Racing. A preparação incluiu reforço estrutural no habitáculo do piloto (santo-antônio), cinto de segurança de seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15x6 R Spec. Completam o pacote banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.
A Copa HB20 terá oito etapas e acontecerá sempre aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. No total, a temporada terá 16 provas, sempre com transmissão ao vivo pela BandSports. A primeira etapa acontecerá neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Campo Grande. As próximas serão em Londrina (PR) no dia 02 de junho; Curvelo (MG) em 14 de julho; Santa Cruz do Sul (RS) em 18 de agosto; Tarumã (RS) em 06 de outubro; Curitiba (PR) em 27 de outubro e São Paulo (SP) em 08 de dezembro. Uma etapa adicional para completar o calendário será anunciada posteriormente.
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HB20 Motorsport |
HB20 R spec de série |
MOTOR |
Gamma 1.6l 16V |
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TRANSMISSÃO |
Manual |
Automático |
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MOTOR |
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Configuração dos cilindros |
4 em linha |
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Posição do motor |
Transversal anterior |
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Bloco e cabeçote do motor |
Alumínio |
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Diâmetro (mm) X curso dos pistões (mm) |
77,0 X 85,4 |
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Cilindrada (cm³) |
1.591 |
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Potência máxima (cv @ RPM) |
160 (E) |
128 (E) | 122(G) @ 6.000 RPM |
Torque máximo (m.kgf @ RPM) |
17,8 (E) |
16,5 (E) @ 5.000 RPM 16,0 (G) @ 4.500 RPM |
ALIMENTAÇÃO |
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Comando de válvulas |
DOHC CVVT Comando duplo, variável na admissão |
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Tipo de alimentação |
Eletrônica esportiva – Injeção ProTune PR4 |
Eletrônica multiponto sequencial |
Combustível |
Etanol aditivado |
Flex |
TRANSMISSÃO |
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Tração |
Dianteira |
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Número de marchas |
6 a frente e 1 a ré |
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FREIOS |
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Dianteiro |
Disco ventilado |
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Traseiro |
Tambor |
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PNEUS E RODAS |
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Pneus |
195/50 R15 |
185/60 R15 Pirelli Cinturato P1 ou Goodyear Efficent Grip |
Rodas |
15x6 HB20 R spec |
5.5J X 15 |
Suspensão (dianteira e traseira) |
McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira), com amortecedores e molas de competição, calibrados para cada circuito |
McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira) |
DIMENSÕES E CAPACIDADES |
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Comprimento (mm) |
3.920 |
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Largura (mm) |
1.680 |
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Altura (mm) |
1.405 |
1.470 |
Entre eixos (mm) |
2.500 |
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Altura livre do solo (mm) |
Varia conforme a pista |
165 |
Volume do tanque de combustível (litros) |
50 |
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PESO |
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Peso mínimo em ordem de marcha (kg) |
950 |
1.071 |
DESEMPENHO |
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Velocidade máxima (km/h) |
~ 200 (E) |
190 (E) 186 (G) |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) |
<10,2 (E) |
10,6 (E) 11,0 (G) |
SEGURANÇA* |
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Arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos e extintor de incêndio
* Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA. |
Não se aplica. |
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TECNOLOGIA |
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Sistema de telemetria incorporado |
Não se aplica. |
Fotos: Divulgação
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