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Copa Hyundai HB20 começa neste fim de semana em Campo Grande (MS)

Veja o que muda no carro de competição em relação ao de rua

Copa HB20 Motorsport

Anunciada no fim do ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a mais nova categoria do automobilismo nacional será iniciada no próximo fim de semana (13 e 14) em Campo Grande (MS). A Copa HB20, também chamada de HB20 Motorsport, será composta por oito etapas e já conta com 20 nomes para abertura da temporada.

Os participantes terão a oportunidade de pilotar uma versão preparada do Hyundai HB20 R Spec com potência de 160 cv nas rodas e velocidade máxima de 200 km/h. A ação faz parte de uma iniciativa global da marca para promoção da divisão esportiva N e desenvolvimento de carros por meio do automobilismo.

Galeria: Copa HB20 (HB20 Motorsport)

Segundo a Hyundai, o investimento previsto para a temporada completa, por veículo inscrito, será de R$ 200 mil e já contempla o veículo durante o período do campeonato, gastos com manutenção e preparação para cada etapa; suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; logística do veículo para cada autódromo; estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana. O pacote foi baseado no conceito seat and drive, que permite ao piloto não se preocupar com nada além de "sentar e acelerar".

Copa HB20 Motorsport
Copa HB20 Motorsport

Todos os veículos foram produzidos em um lote único (total de 26 unidades) na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP), e, posteriormente, preparados por uma equipe chamada H-Racing. A preparação incluiu reforço estrutural no habitáculo do piloto (santo-antônio), cinto de segurança de seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15x6 R Spec. Completam o pacote banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.

A Copa HB20 terá oito etapas e acontecerá sempre aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. No total, a temporada terá 16 provas, sempre com transmissão ao vivo pela BandSports. A primeira etapa acontecerá neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Campo Grande. As próximas serão em Londrina (PR) no dia 02 de junho; Curvelo (MG) em 14 de julho; Santa Cruz do Sul (RS) em 18 de agosto; Tarumã (RS) em 06 de outubro; Curitiba (PR) em 27 de outubro e São Paulo (SP) em 08 de dezembro. Uma etapa adicional para completar o calendário será anunciada posteriormente.

Diferenças técnicas entre HB20 Motorsport e HB20 R Spec de série

 

HB20 Motorsport

HB20 R spec de série

MOTOR

Gamma 1.6l 16V 
DOHC CVVT Flex

TRANSMISSÃO

Manual

Automático

 

 

 

MOTOR

Configuração dos cilindros

4 em linha

Posição do motor

Transversal anterior

Bloco e cabeçote do motor

Alumínio

Diâmetro (mm) X curso dos pistões (mm)

77,0 X 85,4

Cilindrada (cm³)

1.591

Potência máxima (cv @ RPM)

160 (E)
@ 6.200 RPM

128 (E) | 122(G)

@ 6.000 RPM

Torque máximo (m.kgf @ RPM)

17,8 (E)
@ 5.400 RPM

16,5 (E) @ 5.000 RPM

16,0 (G) @ 4.500 RPM

ALIMENTAÇÃO

Comando de válvulas

DOHC CVVT

Comando duplo, variável na admissão

Tipo de alimentação

Eletrônica esportiva –

Injeção ProTune PR4

Eletrônica multiponto sequencial

Combustível

Etanol aditivado

Flex

TRANSMISSÃO

Tração

Dianteira

Número de marchas

6 a frente e 1 a ré

FREIOS

Dianteiro

Disco ventilado

Traseiro

Tambor

PNEUS E RODAS

Pneus

195/50 R15

185/60 R15

Pirelli Cinturato P1 ou

Goodyear Efficent Grip

Rodas

15x6 HB20 R spec

5.5J X 15

Suspensão (dianteira e traseira)

McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira), com amortecedores e molas de competição, calibrados para cada circuito

McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comprimento (mm)

3.920

Largura (mm)

1.680

Altura (mm)

1.405

1.470

Entre eixos (mm)

2.500

Altura livre do solo (mm)

Varia conforme a pista

165

Volume do tanque de combustível (litros)

50

PESO

Peso mínimo em ordem de marcha (kg)

950

1.071

DESEMPENHO

Velocidade máxima (km/h)

~ 200 (E)

190 (E)

186 (G)

Aceleração de 0 a 100 km/h (s)

<10,2 (E)

10,6 (E)

11,0 (G)

SEGURANÇA*

Arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos e extintor de incêndio

 

Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA.

Não se aplica.

TECNOLOGIA

Sistema de telemetria incorporado

Não se aplica.

Fotos: Divulgação 

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