page ad skin

Prós e contras: Chevrolet Spin Activ7

Procurando um carro com sete lugares abaixo dos R$ 100 mil? Só o Spin...

Chevrolet Spin Activ7 - Prós e Contras

A versão aventureira do Chevrolet Spin tem uma árdua missão: convencer o comprador dos SUVs compactos que ele pode entregar mais espaço por quase o mesmo preço das versões de entrada dos crossovers sem abrir mão do estilo fora-de-estrada. O Spin Activ7, com sete lugares, foi a versão escolhida para este "Prós e contras". 

Prós

Chevrolet Spin Activ7 - Prós e Contras

O Spin tem preços que variam de R$ 67.290 a R$ 84.690, com cinco lugares, e de R$ 82.590 a R$ 88.590 com sete lugares. No mercado, não há SUV ou qualquer outro modelo que ofereça o espaço interno e o porta-malas do Spin nesta faixa de preços, além da terceira fileira de bancos. Os bancos da segunda fileira, agora corrediços, e os 710 litros de capacidade de bagagem são os principais atrativos da minivan. Assim, o modelo oferece conforto para cinco ocupantes adultos e ainda mais duas crianças (ou adultos em caronas rápidas) no banco extra do "fundão". 

Chevrolet Spin Activ7 - Prós e Contras

Mesmo não sendo um carro pequeno (quase 4,42 m de comprimento e 1.275 kg), o Spin se destaca na hora de andar pela cidade. O motor 1.8 de 8 válvulas privilegia o torque em baixas rotações, com pico de 17,7 kgfm em 2.600 rpm, o que torna a condução confortável e até econômica - os 7,2 km/litro de etanol são uma marca semelhante a de alguns compactos automáticos em nossos testes. A suspensão filtra bem o que chega aos ocupantes e não deixa a carroceria balançar excessivamente, mesmo em curvas mais fechadas. Seria interessante ter a opção de levar os pneus normais (ela vem de série com pneus de uso misto) para quem não for trafegar por estradas de terra, pois eles são barulhentos no asfalto. 

Chevrolet Spin Activ7 - Prós e Contras

A Chevrolet eliminou o estepe na tampa traseira do Spin Activ. Isso melhorou, além da estética, o comportamento dinâmico do carro, já que eliminou o peso extra na extremidade do carro. A suspensão e direção elétrica foram retrabalhados e ficaram mais comunicativos com o motorista sem perder o conforto. Até os novos materiais no acabamento, como os arcos cromados em metal, deram um novo aspecto para o Spin. Sem falar no desenho externo, mais harmônico. Os faróis ficaram mais estreitos, a grade foi reduzida e a traseira ganhou lanternas duplas, agora horizontais. 

Contras

Chevrolet Spin Activ7 - Prós e Contras

Para um carro com proposta familiar e preço acima dos R$ 80 mil, o Spin deve (e muito) no quesito segurança. Traz apenas os airbags frontais e o ABS obrigatórios por lei. Não possui os controles de estabilidade e tração, airbags laterais ou de cortina e nem mesmo um simples aviso de não uso do cinto de segurança no banco do passageiro. Ao menos traz o sistema Isofix no banco traseiro para a fixação de cadeiras infantis. 

Chevrolet Spin Activ7 - Prós e Contras

Tarefas simples do dia a dia como regular a intensidade e temperatura do ar-condicionado, acertar os retrovisores elétricos e mudar as funções na central multimídia são mais complicadas no Spin. Tudo isso exige esticar mais o corpo e desviar a atenção do trânsito. Os comandos do ar são baixos, o dos retrovisores está na porta (próximo da coluna A), e a multimídia fica longe das mãos, principalmente os botões físicos, mais próximos do passageiro que do motorista. 

Chevrolet Spin Activ7 - Prós e Contras

O antigo motor 1.8 pode ainda agradar na cidade, mas fica por aí. Coloque carga no Spin e pegue uma estrada para notar que os 111 cv são pouco para levar tudo isso e ainda manter uma velocidade confortável ou fazer uma ultrapassagem. Dito isso, o 1.4 turbo do Tracker e Cruze cairia bem no Spin - quem sabe na próxima geração? 

Ficha Técnica - Chevrolet Spin Activ7 2019

MOTOR dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas, 1.796 cm³, comando simples, flex
POTÊNCIA/TORQUE

106/111 cv a 5.200 rpm / 16,8/17,7 kgfm a 2.600 rpm

TRANSMISSÃO câmbio automático de 6 marchas; tração dianteira
SUSPENSÃO independente McPherson dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS liga leve de 16" com pneus 205/60 R16
FREIOS discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e ESP
PESO 1.275 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.415 mm, largura 1.764 mm, altura 1.689 mm, entre-eixos 2.620 mm
CAPACIDADES tanque 53 litros; porta-malas 710 a 756 litros
PREÇO  R$ 88.590
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol)
  Chevrolet Spin Activ7 AT
Aceleração  
0 a 60 km/h 4,7 s
0 a 80 km/h 7,8 s
0 a 100 km/h 11,6 s
Retomada  
40 a 100 km/h em D 9,2 s
80 a 120 km/h em D 9,1 s
Frenagem  
100 km/h a 0 41,0 m
80 km/h a 0 25,7 m
60 km/h a 0 14,0 m
Consumo  
Ciclo cidade 7,2 km/l 
Ciclo estrada 10,4 km/l

Galeria: Chevrolet Spin Activ7 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários