Carros modernos estão com cada vez mais telas, seja em quantidade quanto em tamanho. Basta olhar para carros como Tesla Model 3 e Volkswagen Touareg, com displays de 15 polegadas, ou o Range Rover Velar que usa duas telas, uma para a central multimídia e outra para o ar-condicionado. A Hyundai quer levar isso para outro nível, adicionando telas sensíveis ao toque no volante.

Descrito pela Hyundai como "o futuro da cabine dos carros", o estudo da marca coreana mostra um i30 com uma central multimídia com tela sensível ao toque, painel de instrumentos digital e dois pequenos displays no volante, localizados perto dos dedões do motorista. E ainda é um carro manual, para complicar ainda mais.

'

"Escolhemos o i30 para demonstrar que estas inovações não estão limitadas aos segmentos mais caros", explica Regina Kaiser, engenheira-sênior de interface homem-máquina da Hyundai Europa. "A Hyundai quer provar que inovações precisam ser alcançáveis por uma base maior de clientes."

Segundo a fabricante coreana, este cockpit virtual deve facilitar a vida dos motoristas. "Estamos continuamente trabalhando em novas tecnologias que fazem nossos carros perfeitamente intuitivos e fáceis de usar", diz Kaiser. As telas no volante são grandes, podendo ser configuradas para ter até cinco "botões" por display, e que vibram ao serem usados.

Galeria: Hyundai Virtual Cockpit 2019

Esta é a quarta versão do Virtual Cockpit da Hyundai. A primeira vez que ele foi mostrado foi em 2015, recebendo pequenas atualizações desde então. As telas no volante são uma novidade, enquanto o painel de instrumentos digital foi revisado para usar um display de várias camadas, criando um efeito 3D - são duas telas com 6 milímetros de distância uma da outra. A marca diz que este painel é mais fácil de ver.

Apesar da animação da empresa, o Virtual Cockpit não será produzido da forma como foi apresentado. Ao invés disso, a Hyundai irá integrar os componentes do conceito nos seus próximos carros.

Fonte: Hyundai

Envie seu flagra! flagra@motor1.com