Conceito usa dois displays configuráveis ao invés de botões físicos no volante

Carros modernos estão com cada vez mais telas, seja em quantidade quanto em tamanho. Basta olhar para carros como Tesla Model 3 e Volkswagen Touareg, com displays de 15 polegadas, ou o Range Rover Velar que usa duas telas, uma para a central multimídia e outra para o ar-condicionado. A Hyundai quer levar isso para outro nível, adicionando telas sensíveis ao toque no volante.

Descrito pela Hyundai como "o futuro da cabine dos carros", o estudo da marca coreana mostra um i30 com uma central multimídia com tela sensível ao toque, painel de instrumentos digital e dois pequenos displays no volante, localizados perto dos dedões do motorista. E ainda é um carro manual, para complicar ainda mais.

'

"Escolhemos o i30 para demonstrar que estas inovações não estão limitadas aos segmentos mais caros", explica Regina Kaiser, engenheira-sênior de interface homem-máquina da Hyundai Europa. "A Hyundai quer provar que inovações precisam ser alcançáveis por uma base maior de clientes."

Segundo a fabricante coreana, este cockpit virtual deve facilitar a vida dos motoristas. "Estamos continuamente trabalhando em novas tecnologias que fazem nossos carros perfeitamente intuitivos e fáceis de usar", diz Kaiser. As telas no volante são grandes, podendo ser configuradas para ter até cinco "botões" por display, e que vibram ao serem usados.

Galeria: Hyundai Virtual Cockpit 2019

Esta é a quarta versão do Virtual Cockpit da Hyundai. A primeira vez que ele foi mostrado foi em 2015, recebendo pequenas atualizações desde então. As telas no volante são uma novidade, enquanto o painel de instrumentos digital foi revisado para usar um display de várias camadas, criando um efeito 3D - são duas telas com 6 milímetros de distância uma da outra. A marca diz que este painel é mais fácil de ver.

Apesar da animação da empresa, o Virtual Cockpit não será produzido da forma como foi apresentado. Ao invés disso, a Hyundai irá integrar os componentes do conceito nos seus próximos carros.

Fonte: Hyundai