Após semanas de especulação quanto ao real batismo do inédito SUV irmão menor do Creta, a Hyundai finalmente bateu o martelo e confirmou que o aguardado modelo se chamará Venue - e não Styx, Leonis ou Carlino. Desenvolvido com pretensões globais, o crossover será posicionado como opção de acesso na gama de SUVs da marca e aparecerá oficialmente para o público no próximo dia 17 de abril no Salão de Nova York. Será vendido inicialmente nos Estados Unidos (onde substituirá o hatchback Accent) e na Índia, onde brigará diretamente com as versões de entrada do Ford EcoSport e modelos como Suzuki Vitara Brezza, Tata Nexon e Mahindra XUV300.
Segundo a marca, o nome Venue foi escolhido como referência a um lugar onde "as pessoas querem ser vistas, ou, neste caso, dentro do veículo". No quesito design, a inspiração partirá principalmente de SUVs maiores como Santa Fe, Palisade e Kona. A dianteira se destacará pelo conjunto óptico dividido em duas partes e pela gigantesca grade em formato hexagonal. Nas laterais, as colunas serão retas e reforçarão o estilo caixote, com teto plano e caimento acentuado na traseira. As lanternas também terão recorte mais retilíneo e abrigarão apenas as luzes de seta, posição e freio, já que as luzes de ré serão instaladas diretamente no para-choque. O teto poderá ser pintado em diferentes cores, contrastando com a carroceria.
O comprimento ficará abaixo dos 4 metros e será estratégico para tornar o preço final mais competitivo, dada a carga reduzida de impostos no mercado indiano para carros com até esta medida. Além disso, não deverá criar concorrência interna com o Creta (4,27 metros) ou, dependendo do mercado, com o Kona (4,16 metros). Sob o capô, são esperados motores 1.2 aspirado, 1.0 GDI turbo de 120 cv e 1.5 turbodiesel de 117 cv. O câmbio poderá ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 posições, dependendo do mercado. A tração será apenas dianteira, dada a vocação urbana do modelo.
As versões mais caras terão equipamentos como bancos ventilados (item já oferecido no Creta), teto solar elétrico, até 6 airbags, controles eletrônicos de tração estabilidade, assistente de partida em rampas, multimídia de última geração e câmera de ré com guias direcionais. A produção será concentrada em Ulsan, na Coreia do Sul, e Chennai, na Índia.
No Brasil, o lançamento ainda não está confirmado, mas seria interessante para a Hyundai ter um SUV abaixo do Creta por aqui, eventualmente substituindo o HB20X e rivalizando diretamente com Honda WR-V e Caoa Chery Tiggo 2.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026