Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Hyundai para este primeiro semestre, inédito SUV compacto Styx está cada vez mais próximo de ser revelado. Desenvolvido para desempenhar o papel de entrada no portfólio de utilitários da marca, o modelo será apresentado ao público no próximo mês de abril, no Salão de Nova York, e será vendido tanto nos Estados Unidos quanto em países emergentes, como a Índia. A estreia oficial está sendo antecipada através de pequenos vídeos, como o divulgado agora, onde a marca ressalta características como dirigibilidade e desenvolvimento realizado em condições climáticas extremas.
Galeria: Flagra: SUV compacto Hyundai
Embora ainda não tenha sido formalmente anunciado, o batismo Styx é dado praticamente como certo. A Hyundai chegou a cogitar o nome Leonis, mas dificuldades encontradas no registro de patentes parecem ter feito a marca desistir da ideia. Dessa forma, Styx ganhou força e acabou vencendo a disputa. O termo tem origem na mitologia grega e está relacionado ao principal e o maior dos 'rios do submundo', onde Tétis teria mergulhado o corpo de seu filho Aquiles na tentativa de fazê-lo imortal, deixando de fora apenas o calcanhar. Por isso, é também conhecido como 'rio da invulnerabilidade' - fama que certamente motivou o marketing da Hyundai a escolher pelo nome.
No quesito design, a inspiração partirá principalmente dos SUVs maiores lançados recentemente, incluindo Santa Fé, Palisade e Kona. A dianteira se destacará pelo conjunto óptico dividido em duas partes e pela gigantesca grade em formato hexagonal. Nas laterais, as colunas serão retas e reforçarão o estilo caixote, com teto plano e caimento acentuado na traseira. As lanternas também terão recorte mais retilíneo e abrigarão apenas as luzes de seta, posição e freio, já que as luzes de ré serão instaladas diretamente no para-choque. O teto poderá ser pintado em diferentes cores, contrastando com a carroceria.
Nova geração do Santa Fé, acima, será fonte de inspiração
O comprimento ficará em torno dos 4 metros e será estratégico para tornar o preço final mais competitivo, dado o recolhimento reduzido de impostos no mercado indiano. Além disso, não deverá atrapalhar internamente o terreno explorado pelo Creta (4,27 metros) ou, dependendo do mercado, pelo Kona (4,16 metros). Sob o capô, são esperados motores 1.2 aspirado, 1.0 GDI turbo de 120 cv e 1.5 turbodiesel de 117 cv. O câmbio poderá ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 posições, dependendo do mercado. A tração será apenas dianteira, dada a vocação urbana do modelo.
Fotos: Arquivo Motor1.com