Depois de quase dois anos de intensas negociações, o acordo de cooperação tecnológica firmado entre a Toyota e a Suzuki finalmente caminha para sair do papel. Conforme anunciado nesta semana, a parceria terá alcance internacional (chegará tanto a mercados desenvolvidos quanto emergentes) e consiste no compartilhamento de sistema híbridos de propulsão, motores, plataforma e até veículos. "Estamos buscando sucesso internacional e enxergamos progresso nessa parceria, inclusive chegado à regiões como Europa e África, e agradecemos a gentil oferta da Toyota por nos permitir para usar sua tecnologia híbrida", disse o presidente da Suzuki, Osamu Suzuki.

Galeria: Toyota Corolla Touring Sports Hybrid

Conforme adiantado pelo executivo, o compartilhamento do sistema híbrido THS da Toyota será o grande foco da parceria. A tecnologia será cedida para uso da Suzuki a nível internacional e beneficiará a marca principalmente em mercados onde este tipo de propulsão está ganhando cada vez mais espaço. A empresa até conta com um sistema parecido, o chamado SHVS, porém com hibridização leve apenas para assistência de partida elétrica. Com o dispositivo da rival, a ideia é dar um passo além e se firmar com maior nível de competitividade diante da concorrência.

Toyota RAV4 Hybrid
Suzuki Vitara Brezza

Além disso, a Toyota fornecerá para a Suzuki na Europa dois modelos: a perua Corolla Touring Sports e o SUV RAV4. O compartilhamento inclui tanto a plataforma quanto as opções de motorização, havendo apenas alterações no design. Será o famoso rebadge, já praticado por várias outras marcas. Em troca, a Toyota equipará seus carros compactos com os mais recentes motores da Suzuki e terá acesso a dois carros da parceira na Índia e mais dois na África - um deles, segundo rumores, será o SUV compacto Vitara Brezza, que faz enorme sucesso e possibilitará à Toyota finalmente entrar nesse segmento em mercados emergentes.

"Com o nosso novo acordo, esperamos um uso mais amplo de tecnologias híbridas, não apenas na Índia e na Europa, mas também em todo o mundo e, ao mesmo tempo, estamos convencidos do aprofundamento de nossa parceria comercial com a Suzuki. O fornecimento mútuo de veículos e motores para as áreas de desenvolvimento e produção nos ajudará a ganhar a vantagem competitiva que precisamos para sobreviver a uma transformação que ocorre apenas uma vez em um século", disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda.

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com