Clone chinês do Evoque tem venda proibida
Land Rover ganhou causa contra marca Landwind
Após anos de batalha nos tribunais, a Land Rover finalmente conseguiu ganho de causa no processo que movia contra a marca chinesa Landwind. A ação questionava a Jiangling (controladora da Landwind) quanto ao design do crossover X7, que foi lançado no mercado chinês em 2015 com linhas que descaradamente imitavam os traços do Range Rover Evoque.
Na decisão, a corte de Chaoyang, Pequim, entendeu que o modelo original apresenta cinco elementos exclusivos de design que foram copiados intencionalmente pela Jiangling e ordenou a imediata suspensão da produção e comercialização da cópia, bem como o pagamento de compensações por parte dos chineses para o grupo britânico.
Galeria: Landwind X7 2018 - Facelift
“Esta decisão do tribunal de Pequim fortalece ainda mais nossa confiança em investir na China e na justiça da adjudicação de propriedade intelectual nos tribunais chineses", disse Keith Benjamin, diretor global da área jurídica da Jaguar Land Rover. "É um sinal claro de que a lei está sendo implementada adequadamente para proteger os consumidores e manter seus direitos, de modo que eles não sejam confundidos ou enganados, ao mesmo tempo em que protege o investimento empresarial em design e inovação", completou.
Lançado no Salão de Guangzhou em 2015, o Landwind X7 é oferecido exclusivamente na China e rapidamente caiu no gosto do consumidor local - oferece o design consagrado do modelo britânico e custa três vezes menos. Para disfarçar o clone, a marca modificou detalhes específicos no conjunto frontal, no interior e na traseira, mas, apesar de tudo, o modelo sempre foi inconfundivelmente parecido com o Evoque. Até mesmo uma reestilização chegou a ser aplicada em 2017, mas ainda assim as linhas continuaram praticamente idênticas. Sob o capô, oferece motores 2.0 turbo de 190 cv (de origem Mitsubishi) e 1.5 de 150 cv, com opção de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 posições.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Range Rover Evoque reestilizado chega ao Brasil por R$ 471.950
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Teste Range Rover Evoque: Ícone moderno ou apenas mais um SUV premium?
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
Range Rover Evoque perde telas, mas fica mais moderno com reestilização
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Land Rover Evoque 2022 feito no Brasil estreia por R$ 377.950