ZF adquire 2getthere que produz veículos de transportes elétricos e autônomos
Aquisição de 60% das ações da fabricante coloca a ZF em um novo patamar em mobilidade autônoma e soluções de transporte
Importante fornecedora de componentes e sistemas de alta tecnologia para o mercado automotivo, conhecida mundialmente principalmente por suas transmissões, a ZF entra em um crescente e inovador segmento: o de veículos de transporte elétricos e autônomos.
Nesta semana, a ZF anunciou a aquisição de 60% das ações da 2getthere, empresa que produz sistemas completos e automatizados de transporte sediada em Utrecht na Holanda.
Os novos produtos frutos desta parceria variam desde veículos elétricos de transporte sem condutor em aeroportos, empresas e parques temáticos a até infraestruturas dedicadas de transporte urbano. Em nota, a ZF afirma que este investimento é parte da sua estratégia de mobilidade para a próxima geração, conhecida como Next Generation Mobility, além de fortalecer sua posição nos mercados crescentes de soluções em Mobilidade como Serviço, sistemas autônomos de transporte e veículos autônomos compartilhados.
"A 2getthere tem mais de três décadas de experiência no mercado de veículos autônomos de transporte de passageiros, assim como competências únicas em engenharia e software. Esta aquisição suporta a estratégia de nos tornarmos um fornecedor líder de sistemas de transporte autônomo no crescente e novo mercado de mobilidade", disse Wolf-Henning Scheider, Chairman do Board of Management da ZF Friedrichshafen AG.
O novo investimento se junta às cooperações já existentes da ZF neste segmento, como o e.GO Moove, uma joint venture com a e.GO Mobile AG que produzirá o micro-ônibus autônomo e.GO Mover, e também a Transdev, uma operadora e fornecedora mundial de soluções integradas de mobilidade.
A 2getthere foi fundada em 1984 e já acumulou mais de 100 milhões de quilômetros de rodagem autônoma com sistemas de transporte de passageiros e carga sem condutor nas maiores cidades ao redor do mundo, incluindo Rotterdam, Abu Dhabi e Singapura, além de vários portos e aeroportos.
Os sistemas sem condutor da 2getthere, em serviço comercial no parque empresarial Rivium (Capelle aan den IJssel) e Masdar City (Abu Dhabi) transportaram mais de 14 milhões de pessoas, de forma totalmente elétrica e confiável. A confiabilidade dos sistemas instalados pela 2getthere, incluindo controles de veículos e arquitetura de software ultrapassa 99,7%.
"O mercado para sistemas elétricos de transporte sem condutor está se desenvolvendo dinamicamente. Queremos continuar liderando o mercado, e o envolvimento da ZF está nos ajudando a realizar nossos planos de crescimento, acelerar nosso mapa de tecnologia e fornecer segurança para clientes novos e existentes", disse Carel C. van Helsdingen, fundador e CEO da 2getthere. "A cooperação tecnológica com a ZF apoiará o trabalho da 2getthere pela entrega de um mix de aplicações de trânsito como o Rivium e o Aeroporto de Bruxelas". Olhando somente para os três últimos anos, a receita da empresa cresceu 60%.
No futuro, a ZF e a 2getthere trabalharão para desenvolver novas tecnologias para sistemas autônomos de transporte. "Nós nos tornamos um fornecedor completo de sistemas para funções automatizadas e, portanto, estamos em uma posição perfeita para apoiar a 2getthere. Podemos entregar driveline de acionamento elétrico, soluções para tecnologias de sensores, computação de alto desempenho e atuadores para todos os níveis de aplicações automatizadas”, explicou Scheider.
Por outro lado, a ZF também se beneficiará da vasta experiência em campo da empresa holandesa e de sua ampla competência em engenharia e software, considerando a configuração e implementação de sistemas autônomos completos de transporte.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Jeep desiste do Cherokee elétrico e lançará nova geração híbrida
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil