A Porsche se rendeu à moda do SUV-cupê e apresenta o Cayenne Coupé, versão mais invocada do crossover que começará a ser vendida na Europa em maio - ainda sem data definida para chegar ao Brasil. Será posicionado como uma variante mais cara ao Cayenne normal, por conta do estilo e apelo esportivo, da mesma forma como acontece com alguns rivais.
Inspirado pelo sucesso de outros SUVs-cupê, como BMW X6, Audi Q8 e Mercedes-Benz GLE Coupé, o Porsche Cayenne Coupé passou por tratamento semelhante. Em relação ao Cayenne tradicional, o teto ficou 20 milímetros mais baixo, fazendo com que as colunas A e o para-brisa fiquem mais inclinados. O banco traseiro está 18 mm mais largo por conta das novas portas de trás.
O novo caimento do teto causou outra mudança. O Cayenne normal conta com um spoiler ativo posicionado justamente no fim do teto, enquanto que o Cayenne Coupé teve que posicioná-lo mais abaixo, deixando o spoiler do teto fixo. Funciona de forma semelhante, ativando ao passar de 90 km/h ou como airbrake em frenagens.
Ainda sobre o teto, a Porsche irá oferecer duas opções aos clientes. Uma é o teto solar panorâmico, para quem gosta de aproveitar a iluminação natural; a outra é um feito de fibra de carbono - que, para ser sincero, é o que mais combina com o Cayenne Coupé.
Este teto de fibra de carbono faz parte de um dos três pacotes de redução de peso para o SUV. Eles ainda incluem rodas de 22 polegadas mais leves, peças de carbono, forração de Alcantara para o interior e mais. Um deles até coloca um novo escapamento esportivo.
A opção mais cara contará com o motor 4.0 biturbo de 550 cv e torque de 78,5 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e com velocidade máxima de 286 km/h. A variante mais barata é a 3.0 V6 turbo, que gera 340 cv e 45,8 kgfm, fazendo com que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos (5,9 s com o pacote Sport Chrono) e alcance os 243 km/h. Assim como no Cayenne normal, a transmissão é automática de 8 marchas com conversor de torque, despejando a força do motor nas quatro rodas.
É claro que o Porsche Cayenne Coupé ainda receberá todas as tecnologias usadas em outros carros da marca, como esterçamento das rodas traseiras, controle de cruzeiro adaptativo e a nova geração da central multimídia da empresa.
O novo Porsche mede 4,93 metros de comprimento, apenas um centímetro a menos do que o Cayenne normal. Oferece espaço para quatro pessoas, pois a parte central do banco traseiro foi usada para um porta-objetos. Como o teto é mais baixo, a Porsche deixou a fileira traseira de assentos 30 mm mais baixa, evitando que os passageiros encostem a cabeça no teto. Perdeu um pouco de capacidade no porta-malas, com 625 litros na versão Coupé e 600 l na Coupé Turbo, enquanto o Cayenne convencional conta com 770 l.
Posicionado acima do Cayenne, o Porsche Cayenne Coupé começará em 83.771 euros (cerca de R$ 364,5 mil), o que é 8.883 euros (R$ 38,6 mil) mais caro do que o modelo normal. No caso do Coupé Turbo, a diferença é de 7.812 euros (R$ 33,9 mil), fazendo com que custe 146.662 (R$ 638,1 mil). Segundo Oliver Blume, CEO da Porsche, o carro estará disponível nas concessionárias europeias a partir do fim de maio.
Fotos: divulgação
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