Ford inicia plano de reestruturação com 5 mil demissões na Europa
Marca está reorganizando toda a operação com o objetivo de voltar à lucratividade
Considerado providencial para ao retorno da Ford à lucratividade fora da América do Norte, o tão falado programa de reestruturação da marca segue sendo implementado mundo afora. Depois de atingir o Brasil com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo e a França com o encerramento das operações na planta de Blaquefort, o projeto agora chega à Alemanha com a demissão de pelo menos 5 mil funcionários.
Em nota, a marca disse que "está reorganizando a força de trabalho na região para diminuir significativamente os custos estruturais, reduzir a burocracia, capacitar líderes e gerentes e eliminar o trabalho com menor valor agregado".
Galeria: Ford Focus Active wagon
A ação faz parte do plano anunciado em janeiro que prevê, entre outras medidas, corte de empregos, fechamento de fábricas e extinção de modelos considerados pouco ou nada rentáveis, como sedãs e minivans. A partir de agora, o objetivo da Ford Europa é concentrar esforços em três frentes de trabalho: veículos comerciais, veículos de passageiros e importações. Além disso, a empresa reduzirá a complexidade dos produtos existentes e otimizará a gama de versões dos veículos mais vendidos e rentáveis, tanto aumentando a produção como direcionando melhor a oferta.
A Ford vem perdendo dinheiro na Europa há anos e está sendo pressionada para fixar suas operações na região desde que a GM saiu do continente, em 2017. A meta é alcançar pelo menos 6% de margem operacional, voltando à lucratividade sustentável. "Temos as pessoas certas, mas na Europa precisamos trabalhar melhor nosso modelo de negócios", disse o CEO Jim Hackett.
Além da Alemanha, há previsão para cortes de empregos também no Reino Unido. Ao todo, a Ford Europa emprega cerca de 50 mil pessoas.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025