Considerado providencial para ao retorno da Ford à lucratividade fora da América do Norte, o tão falado programa de reestruturação da marca segue sendo implementado mundo afora. Depois de atingir o Brasil com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo e a França com o encerramento das operações na planta de Blaquefort, o projeto agora chega à Alemanha com a demissão de pelo menos 5 mil funcionários.
Em nota, a marca disse que "está reorganizando a força de trabalho na região para diminuir significativamente os custos estruturais, reduzir a burocracia, capacitar líderes e gerentes e eliminar o trabalho com menor valor agregado".
A ação faz parte do plano anunciado em janeiro que prevê, entre outras medidas, corte de empregos, fechamento de fábricas e extinção de modelos considerados pouco ou nada rentáveis, como sedãs e minivans. A partir de agora, o objetivo da Ford Europa é concentrar esforços em três frentes de trabalho: veículos comerciais, veículos de passageiros e importações. Além disso, a empresa reduzirá a complexidade dos produtos existentes e otimizará a gama de versões dos veículos mais vendidos e rentáveis, tanto aumentando a produção como direcionando melhor a oferta.
A Ford vem perdendo dinheiro na Europa há anos e está sendo pressionada para fixar suas operações na região desde que a GM saiu do continente, em 2017. A meta é alcançar pelo menos 6% de margem operacional, voltando à lucratividade sustentável. "Temos as pessoas certas, mas na Europa precisamos trabalhar melhor nosso modelo de negócios", disse o CEO Jim Hackett.
Além da Alemanha, há previsão para cortes de empregos também no Reino Unido. Ao todo, a Ford Europa emprega cerca de 50 mil pessoas.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv