A Toyota está desenvolvendo um novo motor de três cilindros, conhecido pelo código M15C. Segundo a mídia asiática, ele foi criado para gradualmente substituir os motores da linha NR, desde o 1.3 do Etios até, possivelmente, o 1.2 turbo usado pelo SUV CH-R e pelo novo Corolla em alguns mercados. E ele já é cotado para a próxima geração do Yaris, que pode adotar a plataforma modular TNGA.
O motor M15C será um 1.5 de três cilindros e que já teve alguns detalhes revelados na China em registro no governo. Aspirado, ele terá uma potência máxima de 118 cv, enquanto o torque chega a 14,9 kgfm. Em comparação, o 1.5 2NR-FBE usado no Yaris nacional tem 105 cv e 14,3 kgfm (passando para 110 cv e 14,9 kgfm com etanol). Só que o novo 1.5 terá injeção direta, ao invés de multiponto. Há relatos contraditórios sobre a possibilidade de receber uma variante turbo.
Este motor é cotado para para a nova geração do Yaris, que adotará a plataforma modular TNGA, movimento que acontecerá no Japão e na Ásia. Ainda há rumores sobre a chegada de um 1.3 com mudanças semelhantes, para as versões de entrada, mas que ainda não foi confirmado e que não há qualquer informação oficial divulgada.
Fontes: Auto Home e Auto Machi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Projeto K9: o plano da Stellantis para fazer novos utilitários na Argentina
GWM lança Haval H6 na Argentina mais potente que o brasileiro
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf