A Toyota está desenvolvendo um novo motor de três cilindros, conhecido pelo código M15C. Segundo a mídia asiática, ele foi criado para gradualmente substituir os motores da linha NR, desde o 1.3 do Etios até, possivelmente, o 1.2 turbo usado pelo SUV CH-R e pelo novo Corolla em alguns mercados. E ele já é cotado para a próxima geração do Yaris, que pode adotar a plataforma modular TNGA.
O motor M15C será um 1.5 de três cilindros e que já teve alguns detalhes revelados na China em registro no governo. Aspirado, ele terá uma potência máxima de 118 cv, enquanto o torque chega a 14,9 kgfm. Em comparação, o 1.5 2NR-FBE usado no Yaris nacional tem 105 cv e 14,3 kgfm (passando para 110 cv e 14,9 kgfm com etanol). Só que o novo 1.5 terá injeção direta, ao invés de multiponto. Há relatos contraditórios sobre a possibilidade de receber uma variante turbo.
Este motor é cotado para para a nova geração do Yaris, que adotará a plataforma modular TNGA, movimento que acontecerá no Japão e na Ásia. Ainda há rumores sobre a chegada de um 1.3 com mudanças semelhantes, para as versões de entrada, mas que ainda não foi confirmado e que não há qualquer informação oficial divulgada.
Fontes: Auto Home e Auto Machi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS