Após o vazamento de algumas imagens e informações no final de fevereiro, a sul-coreana SsangYong finalmente oficializa nesta semana no Salão de Genebra a apresentação da nova geração do SUV Korando. Desenvolvido com base na nova filosofia de design da marca, o modelo rompe completamente com as linhas anteriores e se aproxima diretamente de lançamentos recentes, incluindo os primos Tivoli, Musso e Rexton. O pacote tecnológico também adotou consideráveis evoluções e, pela primeira vez, a marca confirma o lançamento de uma variante totalmente elétrica, que chegará ao mercado posteriormente.
Por fora, os traços da carroceria inspirados no SIV-2 Concept de 2016 ficaram mais retilíneos, os vincos estão mais bem definidos e o carro no geral ficou mais comprido, mais baixo, mais largo e mais espaçoso. No interior, foi empregada a linguagem de design “Blaze Cockpit”, que foca na digitalização. Dessa forma, ganhou destaque no quadro de instrumentos a tela de 9 polegadas e no painel como um todo o sistema de entretenimento de 10,25 polegadas. Em termos de espaço, a marca destaca o conforto oferecido para os 5 passageiros e o porta-malas com capacidade para 551 litros.
Sob o capô, a oferta será composta por dois motores, ambos turbinados e enquadrados nas normas de emissão Euro 6. O primeiro será um 1.5 a gasolina de 165 cv de potência e 28,5 kgfm de torque máximo, enquanto o segundo será um um 1.6 diesel de 138 cv e 33 kgfm de força. Ambos podem vir associados a um câmbio manual de 6 marchas ou automático de igual número de relações, fornecido pela Aisin. Sistema start-stop é item de série em todas as versões. No caso da variante diesel AT, o destaque fica para a considerável capacidade de reboque de 2.000 kg.
Entre os itens de segurança e assistência, há 7 airbags, frenagem de emergência e piloto automático adaptativo. Segundo a SsangYong, o novo Korando é um dos carros "mais seguros de seu segmento.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo SsangYong Korando será vendido no Brasil em 2020
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Após falência, KG Mobility mostra o sucessor do Ssangyong Actyon
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
SsangYong Actyon, primeiro SUV-cupê do mundo, voltará em nova geração