De maneira bastante discreta no comunicado que lançou à imprensa sobre as novidades que apresentará no Salão de Genebra, a Mercedes-Benz confirmou que deixará de oferecer o potente motor 6.0 V12 no sedã Classe S. A despedida acontecerá por meio da série especial S65 Final Edition, que nas palavras da própria empresa "deverá coroar o fim da longa história de sucesso do motor 6.0 V12 biturbo no Classe S Sedan". Na prática, será basicamente a mesma estratégia aplicada ao SLC com a variante homônima Final Edition, que homenageou o roadster (anteriormente chamado de SLK) diante do fim de linha iminente.
Embora seja amargo para alguns entusiastas, o anúncio não é de todo surpreendente. Por duas vezes no ano passado, Tobias Moers, da Mercedes-AMG, Tobias Moers, alertou sobre a retirada gradual de alguns modelos da divisão esportiva. O Classe G, por exemplo, não terá versão G65 nesta nova geração e o SL65 já não é encontrado nos configuradores da marca na Alemanha ou nos Estados Unidos. Além disso, não será nada estranho se o motor V12 também sumir do capô dos Classe S cupê e conversível. No entanto, o powertrain não está sendo totalmente aposentado. Segundo Moers, o propulsor continuará sendo usado dentro do grupo, especialmente por modelos da marca Maybach.
A força do downsizing e a pressão por eficiência têm sido fatais para motores grandes. Além deste caso da Mercedes, a BMW deve extinguir as opções V8 e V12 da próxima geração do Série 7, a Bugatti não dará continuidade ao 8.2 W16 de quatro turbos do Chiron e a Audi abandonará o W12 após o ciclo de vida do atual A8.
Nota: Imagens mostram o Mercedes-AMG S65 2018, publicada em outubro de 2017. A Mercedes ainda não divulgou fotos do S65 Final Edition.
Fotos: Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Mercedes-Benz Sprinter 2025 ganha novos itens de série; veja equipamentos