page ad skin

Mercedes-Benz prepara carro-conceito "à prova de colisões"

O veículo terá uma inteligência artificial que aprende para evitar erro humano

Mercedes-Benz EQ A Teaser

A Mercedes-Benz atualizou o conceito ESF para este ano. O protótipo, que foca em sistemas de segurança, promete ter tecnológicas de ponta que o tornariam "à prova de colisões". Em uma entrevista ao site australiano Motoring, Ola Kalennius, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, deu alguns detalhes sobre a máquina, que deve ser revelada em meados de 2019.

"Coisas como condução autônoma e assistências ao motorista mais sofisticadas são capazes de reduzir acidentes de trânsito. Isso porque virtualmente todos os acidentes são causados por erro humano", disse Kalennius. Ele sugere que algumas das tecnologias do novo ESF estão quase prontas para produção e poderão ser usadas nos futuros carros da fabricante.

Kalennius dá dicas que uma inteligência artificial conectada seria parte da receita do novo veículo. O carro poderia coletar dados de condução e compartilhar com um servidor central para aprender como usar melhor as assistências de condução. Se algo der errado, o conceito também teria equipamentos de segurança ao passageiro de última geração. Então, se acabar se acidentando, a pessoas não teria nenhum ferimento grave.

"Faremos algo na metade deste ano, para demonstrar como deve ser o futuro da segurança", revela Kalennius. A data mais óbvia deveria ser setembro, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha), mas não é exatamente "metade do ano". Uma aposta mais segura seria o Festival de Goodwood (Inglaterra), que acontece em julho.

Galeria: Mercedes ESF S400 Hybrid Concept 2009

O último conceito Mercedes ESF (na galeria acima) foi apresentado em 2009. Ele usava como base o inédito S400 Hybrid, adotando um monte de tecnologias. As estruturas de metal inflavam em um acidente para aumentar a proteção e os bancos moviam para o centro do veículo para afastar os passageiros da área de deformação da carroceria.

Fonte: Motoring

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários