Apresentado na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, o novo Mercedes-Benz CLA já tem data para ser vendido no Brasil. Segundo a fabricante, o lançamento será no último trimestre de 2019, ainda sem preços definidos. Assim como no restante do mundo, o CLA será oferecido acima do novo Classe A Sedan, para quem deseja um modelo mais estiloso e equipado.

A segunda geração do Mercedes-Benz CLA precisou crescer para se afastar do Classe A Sedan, seu companheiro de plataforma. Cresceu 48 milímetros, que foram usados para aumentar a distância de entre-eixos em 30 mm e o comprimento para um total de 4,688 metros. Estas mudanças serviram para melhorar o espaço interno, principalmente no banco traseiro. Em contrapartida, o porta-malas diminuiu para 460 litros, 10 l a menos.

Outro ponto importante para deixá-lo diferente do Classe A Sedan foi o design. A Mercedes escolheu transformar o CLA em um mini-CLS, usando linhas bem parecidas, como o formato dos faróis, grade frontal e lanternas. Já do lado de dentro, a marca acabou não arriscando tanto assim e usou um design alinhado ao Classe A. A fabricante diz que o novo CLA tem coeficiente aerodinâmico de 0,23 Cx, um dos mais baixos entre os carros de produção seriada.

Mercedes-Benz CLA 2020
Mercedes-Benz CLA 2020

O novo CLA foi apresentado na CES para demonstrar suas tecnologias. Ele recebeu uma versão atualizada do sistema multimídia MBUX, agora capaz de entender instruções mais complexas. Como exemplo, fabricante diz que é possível perguntar "Quais são os restaurantes asiáticos mais próximos que oferecem cardápio infantil, exceto restaurantes chineses e japoneses?", e ele irá dar as opções mais adequadas.

Assim como o Classe A, o novo Mercedes-Benz CLA terá o motor 1.3 turbo na versão de entrada e o 2.0 turbo nas mais caras, além da variante 1.5 turbodiesel para a Europa. A marca não deu muitos detalhes, revelando apenas que o modelo mostrado na CES contava com o 2.0 de 225 cv. No futuro, ainda terá versões da Mercedes-AMG, como os CLA 43 e CLA 45.

Com reportagem de Fábio Trindade

Fotos: divulgação

Galeria: Mercedes-Benz CLA 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com