A nova linha Classe A da Mercedes ganhou um integrante inédito que terá papel importante no Brasil: o Classe A Sedan. Segundo apurou a reportagem do Motor1.com durante o lançamento do hatch, o novo três volumes será o modelo de entrada da marca em nosso mercado, sendo posicionado até mesmo abaixo do hatch. Deverá chegar ainda neste primeiro semestre com preço abaixo dos R$ 150 mil, por conta de algumas condições. 

Mercedes-Benz Classe A no Salão de SP

Classe A Sedan tem o teto mais alto e traseira com desenho convencional em relação ao CLA 

Diferentemente do hatch, que chega da Alemanha, o Classe A Sedan será importado do México, livre portanto do Imposto de Importação. Além disso, o sedã estará disponível somente na versão A200, com o novo motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Renault. Para efeito de comparação, o hatch estreou apenas na versão A250, com motor 2.0 turbo e foco no desempenho. A Mercedes já percebeu que não adianta trazer versões mais baratas do A porque o mercado de hatches médios encolheu demais, então vai apostar no nicho de esportivos, lançando depois o A43 AMG e o A45 AMG. 

Com o Classe A Sedan a estratégia será ter um volume bem maior, talvez até superando o Classe C como o Mercedes mais vendido por aqui. Deverá ter duas versões de acabamento, sempre com o motor 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm de torque ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. 

Mercedes-Benz Classe A no Salão de SP
Mercedes-Benz CLA 2020 (CES 2019)

Classe A hatch e CLA terão posicionamento mais esportivo e refinado em relação ao Sedan

E como ficará o novo CLA? Para ele, a Mercedes tem planos semelhantes aos do hatch. Ou seja, importá-lo somente com motor 2.0 turbo (224 cv e 35,7 kgfm) e posicioná-lo como um produto mais esportivo e sofisticado. Além do modelo 250, virá futuramente nas variantes AMG 43 e 45. 

Então a nova gama Classe A ficará assim no Brasil: A200 Sedan, A250 hatch e CLA 250, pela ordem de posicionamento e preço.   

Com reportagem de Fábio Trindade

Fotos: Motor1.com

Galeria: Mercedes-Benz Classe A no Salão de SP

Envie seu flagra! flagra@motor1.com