Apresentado na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, o novo Mercedes-Benz CLA já tem data para ser vendido no Brasil. Segundo a fabricante, o lançamento será no último trimestre de 2019, ainda sem preços definidos. Assim como no restante do mundo, o CLA será oferecido acima do novo Classe A Sedan, para quem deseja um modelo mais estiloso e equipado.
A segunda geração do Mercedes-Benz CLA precisou crescer para se afastar do Classe A Sedan, seu companheiro de plataforma. Cresceu 48 milímetros, que foram usados para aumentar a distância de entre-eixos em 30 mm e o comprimento para um total de 4,688 metros. Estas mudanças serviram para melhorar o espaço interno, principalmente no banco traseiro. Em contrapartida, o porta-malas diminuiu para 460 litros, 10 l a menos.
Outro ponto importante para deixá-lo diferente do Classe A Sedan foi o design. A Mercedes escolheu transformar o CLA em um mini-CLS, usando linhas bem parecidas, como o formato dos faróis, grade frontal e lanternas. Já do lado de dentro, a marca acabou não arriscando tanto assim e usou um design alinhado ao Classe A. A fabricante diz que o novo CLA tem coeficiente aerodinâmico de 0,23 Cx, um dos mais baixos entre os carros de produção seriada.
O novo CLA foi apresentado na CES para demonstrar suas tecnologias. Ele recebeu uma versão atualizada do sistema multimídia MBUX, agora capaz de entender instruções mais complexas. Como exemplo, fabricante diz que é possível perguntar "Quais são os restaurantes asiáticos mais próximos que oferecem cardápio infantil, exceto restaurantes chineses e japoneses?", e ele irá dar as opções mais adequadas.
Assim como o Classe A, o novo Mercedes-Benz CLA terá o motor 1.3 turbo na versão de entrada e o 2.0 turbo nas mais caras, além da variante 1.5 turbodiesel para a Europa. A marca não deu muitos detalhes, revelando apenas que o modelo mostrado na CES contava com o 2.0 de 225 cv. No futuro, ainda terá versões da Mercedes-AMG, como os CLA 43 e CLA 45.
Com reportagem de Fábio Trindade
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford antecipa Transit 2025 e terá oficina por "delivery"
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Fiat Strada atinge marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas