Segunda geração do sedã se inspira no CLS e traz sistemas de condução semi-autônoma

Depois do Mercedes-Benz Classe A, é hora do CLA se renovar. Destaque da marca na Consumer Electronic Show 2019 (CES), a segunda geração do sedã tornou-se mais moderno e atraente. A fabricante ainda quer reduzir a idade média de seus clientes atraindo novos compradores e este carro terá um papel importante nesta missão. Assim como o Classe A, o CLA exibe um design mais aerodinâmico. A fabricante diz que estudou cuidadosamente para otimizar o fluxo de ar. Assim, o novo Mercedes-Benz CLA alcança um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23 Cx.

Mercedes CLA Edition 1 (2019)
Mercedes CLA Edition 1 (2019)

O estilo do novo CLA provavelmente irá lembrá-lo de outro modelo da marca, o CLS. A inspiração é clara, tornando o CLA um irmão mais novo do CLS. Já faz um tempo que a Mercedes-Benz trabalha para deixar seus carros mais dinâmicos e esportivos visualmente. O novo sedã não foge da regra e, segundo a fabricante, as proporções do carro e o desenho dos faróis, das grades e da frente faz com que ele pareça mais agressivo.

Mercedes CLA Edition 1 (2019)
Mercedes CLA Edition 1 (2019)

Se compararmos a nova geração do modelo anterior, rapidamente notamos que o estilo geral do CLA não mudou de verdade. Manteve as linhas que o aproximam muito mais de um cupê do que um sedã. Por outro lado, a Mercedes certificou-se de deixá-lo mais habitável, aumentado seu comprimento e a distância entre-eixos para ganhar espaço. Com 4,688 metros de comprimento, o CLA esticou 48 milímetros, o que lhe permitiu ampliar sua distância de entre-eixos em 30 mm (2,729 m). Ainda ficou 53 mm mais largo (1,830 m) e está ligeiramente mais baixo, perdendo 2 mm (1,439 m). Por outro lado, o volume de carga do porta-malas diminuiu em 10 litros, agora com capacidade para 460 l.

Mercedes CLA Edition 1 (2019)
Mercedes CLA Edition 1 (2019)

O interior é digno dos últimos produtos da marca, chamando a atenção pela combinação de duas telas. Assim como o Classe A, o novo CLA adota o sistema multimídia MBUX, usando dois displays, um para a multimídia em si, outra para os instrumentos. Porém, a Mercedes aproveitou para atualizar o sistema com novas funções. Segundo a empresa, o MBUX agora é capaz de entender instruções e pedidos mais complexos. Por exemplo, agora será possível perguntar: "Quais são os restaurantes asiáticos mais próximos que oferecem cardápio infantil, exceto restaurantes chineses e japoneses?". Outra atualização é que agora ele é capaz de ver e entender gestos para executar tarefas diferentes.

Mercedes CLA Edition 1 (2019)

Os sistemas de assistência ao motorista vem do altamente tecnológico Mercedes-Benz Classe S. O novo CLA tem um modo semi-autônomo, permitindo que ele auxilie o motorista em movimento. A segunda geração do sedã será lançado em maio de 2019 na Europa, com a versão Shooting Break prevista para alguns meses depois. O modelo apresentado do CLA é equipado com o motor de quatro cilindros de 225 cv. A Mercedes-Benz garante que irá oferecer outros motores a gasolina e a diesel, tanto com câmbio manual quanto automático. Embora a marca não fale, versões mais potentes preparadas pela Mercedes-AMG serão lançadas em breve. Os preços ainda não foram divulgados.

Nota: As imagens representam o Mercedes-Benz CLA Edition 1, uma versão de série limitada.

Galeria: Mercedes-Benz CLA 2020