Parece que a ideia de criar sedãs aventureiros vai mesmo seguir adiante. A Renault já havia lançado o Logan Stepway na Europa e agora começa a oferecer o modelo também na América do Sul. O primeiro país a recebê-lo é o Equador, embora ele seja produzido na Colômbia. A receita é bem parecida com a do Sandero Stepway (agora chamado só de Stepway), trazendo suspensão elevada e proteção de plástico nas laterais. Por enquanto, é um modelo exclusivo para o Equador.
O Renault Logan Crossover é tem receita simples: é o Logan normal, usando o design que já conhecemos desde 2015 (ou seja, sem o facelift já apresentado na Europa), e que adiciona os característicos protetores de plástico preto nas caixas de rodas, saias laterais e para-choque. A suspensão foi elevada, fazendo com que o sedã tenha um vão livre de 20 centímetros. Ao contrário do Stepway, o Logan Crossover não tem o skid plate no para-choque dianteiro.
Ele é baseado na versão Intense, a mais cara da linha do sedã. Conta com rodas de liga leve de 16 polegadas (as mesmas do Stepway), ar-condicionado automático e volante com acabamento de couro. Curiosamente, ao invés de usar a central multimídia MediaNav da empresa, ele adota um equipamento feito no Equador, com tela sensível ao toque, conexão Bluetooth e quatro alto-falantes.
A mecânica é a mesma do Logan convencional, com motor 1.6 16V de 105 cv e 14,5 kgfm. É o antigo K4M da Renault, pois o modelo feito na Colômbia ainda não adotou o novo motor SCe de até 118 cv com etanol. Será vendido com o câmbio manual de 5 marchas ou com o automático de 4 posições.
No momento, o Renault Logan Crossover será vendido apenas no Equador. Nem mesmo a Colômbia, que produz o sedã para o mercado equatoriano, deve recebê-lo. No Brasil, a chance do aventureiro aparecer existe por conta da rival Ford, que apresentou o Ka Sedan Urban Warrior, versão off-road do sedã, durante o Salão do Automóvel de São Paulo e tem planos de vendê-lo. Caso faça sucesso, a Renault pode olhar melhor para o Logan Crossover e disponibilizá-lo por aqui. Enquanto isso não acontece, o Logan passará por um facelift ainda no 1º semestre, ganhando também o câmbio CVT para o motor 1.6.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos