O mercado brasileiro foi muito bom para os veículos esportivos em 2018. Foram 2.510 unidades comercializadas, quase 52% a mais do que no ano anterior. E pelo terceiro ano consecutivo tivemos um líder diferente, desta vez vindo dos EUA.
Com o início da importação oficial pela Ford, o Mustang saltou de apenas 30 unidades em 2017 para 988 unidades no ano passado, número quase cinco vezes superior ao total emplacado pelo Porsche 911 (210), preferido no último ranking. A marca alemã ainda colocou o Boxster (166) no pódio, com crescimento de mais de 40%.
Falando em Alemanha, o país foi responsável por 12 dos 14 modelos mais vendidos no ano passado - além do líder Mustang, a outra exceção foi o Chevrolet Camaro (93), líder em 2016, que caiu da terceira para a sétima posição. Completando o top 5, dois modelos da Audi: TT/TTS (142) e RS3 (136).
O destaque negativo coube à Mercedes. Com apenas um modelo no top 10 – SLC (67) -, a marca registrou queda generalizada nas vendas de quase todos eles, à exceção do SL (2), que havia passado 2017 em branco. Já a BMW conseguiu dois representantes na parte de cima da tabela, M240i (63) e M5 (62), com destaque para este último, zerado no ano anterior.
Melhor britânico do ranking, o Jaguar F-Type (35) registrou alta de 25%. Entre os italianos, a Ferrari conquistou a preferência de 33 consumidores, dos quais 9 para a 488 GTB. Arquirrival, a Lamborghini vendeu menos da metade (13), com a Huracan respondendo por mais de 60% do total. Vice-líder em 2017, o Subaru WRX (9) perdeu quase 95% de seus compradores e caiu para uma modestíssima 24ª posição.
Esportivos |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
FORD MUSTANG |
988 |
39,36% |
30 |
1,82% |
3193,33% |
17º |
2º |
PORSCHE 911 |
210 |
8,37% |
207 |
12,53% |
1,45% |
1º |
3º |
PORSCHE BOXSTER |
166 |
6,61% |
118 |
7,14% |
40,68% |
6º |
4º |
AUDI TT / TTS |
142 |
5,66% |
132 |
7,99% |
7,58% |
4º |
5º |
AUDI RS3 |
136 |
5,42% |
0 |
0,00% |
- |
- |
6º |
PORSCHE CAYMAN |
99 |
3,94% |
47 |
2,85% |
110,64% |
14º |
7º |
CHEVROLET CAMARO |
93 |
3,71% |
135 |
8,17% |
-31,11% |
3º |
8º |
MERCEDES-BENZ SLC |
67 |
2,67% |
128 |
7,75% |
-47,66% |
5º |
9º |
BMW M240i |
63 |
2,51% |
66 |
4,00% |
-4,55% |
11º |
10º |
BMW M5 |
62 |
2,47% |
0 |
0,00% |
- |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ C43 AMG |
58 |
2,31% |
82 |
4,96% |
-29,27% |
8º |
12º |
MERCEDES-BENZ A45 AMG |
57 |
2,27% |
79 |
4,78% |
-27,85% |
9º |
13º |
BMW M3 |
51 |
2,03% |
110 |
6,66% |
-53,64% |
7º |
14º |
BMW M140i |
48 |
1,91% |
70 |
4,24% |
-31,43% |
10º |
15º |
JAGUAR F-TYPE |
35 |
1,39% |
28 |
1,69% |
25,00% |
19º |
16º |
BMW M2 |
34 |
1,35% |
54 |
3,27% |
-37,04% |
12º |
17º |
CHEVROLET CORVETTE |
31 |
1,24% |
14 |
0,85% |
121,43% |
22º |
18º |
JAGUAR XFR |
30 |
1,20% |
54 |
3,27% |
-44,44% |
13º |
19º |
AUDI RS6 |
28 |
1,12% |
33 |
2,00% |
-15,15% |
16º |
20º |
AUDI R8 |
15 |
0,60% |
16 |
0,97% |
-6,25% |
20º |
21º |
BMW M4 |
11 |
0,44% |
11 |
0,67% |
0,00% |
23º |
22º |
BMW M6 |
10 |
0,40% |
29 |
1,76% |
-65,52% |
18º |
23º |
FERRARI 488 SPIDER |
9 |
0,36% |
5 |
0,30% |
80,00% |
28º |
24º |
SUBARU WRX |
9 |
0,36% |
164 |
9,93% |
-94,51% |
2º |
25º |
FERRARI 488 GTB |
8 |
0,32% |
5 |
0,30% |
60,00% |
27º |
26º |
LAMBORGHINI HURACAN |
8 |
0,32% |
10 |
0,61% |
-20,00% |
25º |
27º |
FERRARI 812 |
6 |
0,24% |
0 |
0,00% |
- |
- |
28º |
MITSUBISHI LANCER EVO |
6 |
0,24% |
0 |
0,00% |
- |
- |
29º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
5 |
0,20% |
3 |
0,18% |
66,67% |
30º |
30º |
FERRARI PORTOFINO |
5 |
0,20% |
0 |
0,00% |
- |
- |
31º |
LAMBORGHINI AVENTADOR |
5 |
0,20% |
1 |
0,06% |
400,00% |
33º |
32º |
MERCEDES-AMG GT / GTS |
5 |
0,20% |
15 |
0,91% |
-66,67% |
21º |
33º |
FERRARI GTC4 LUSSO |
3 |
0,12% |
0 |
0,00% |
- |
- |
34º |
MERCEDES-BENZ SL |
2 |
0,08% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
ROLLS-ROYCE DAWN |
2 |
0,08% |
1 |
0,06% |
100,00% |
35º |
36º |
FERRARI 458 |
1 |
0,04% |
5 |
0,30% |
-80,00% |
26º |
37º |
FERRARI F12 TDF |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
MASERATI GRANCABRIO |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
2510 |
100,00% |
1652 |
100,00% |
51,94% |
|
O último mês de 2018 foi mais uma vez liderado pelo Mustang (60), dono de quase 30% das vendas do segmento. Surpresa de dezembro, o M2 (21) subiu para segundo, com o Boxster (18) em terceiro. Empatados na quarta posição, Camaro e 911 foram os preferidos por 15 consumidores cada.
Único do top 10 a vender menos do que em 2017, o TT / TTS (7, -56,3%), ficou atrás de dois BMW (M3 e M140i) e do Jaguar F-Type (8). Fora do pelotão de cima, a Mercedes viu a BMW garantir o último lugar do top 10 para o M5 (5). Em mês positivo, a Ferrari vendeu seis unidades, metade das quais da 488 GTB.
Esportivos |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FORD MUSTANG |
60 |
33 |
3 |
28,44% |
21,02% |
81,82% |
1900,00% |
2º |
BMW M2 |
21 |
6 |
7 |
9,95% |
3,82% |
250,00% |
200,00% |
3º |
PORSCHE BOXSTER |
18 |
20 |
12 |
8,53% |
12,74% |
-10,00% |
50,00% |
4º |
CHEVROLET CAMARO |
15 |
20 |
4 |
7,11% |
12,74% |
-25,00% |
275,00% |
5º |
PORSCHE 911 |
15 |
23 |
15 |
7,11% |
14,65% |
-34,78% |
0,00% |
6º |
BMW M3 |
12 |
4 |
10 |
5,69% |
2,55% |
200,00% |
20,00% |
7º |
BMW M140i |
9 |
5 |
9 |
4,27% |
3,18% |
80,00% |
0,00% |
8º |
JAGUAR F-TYPE |
8 |
3 |
6 |
3,79% |
1,91% |
166,67% |
33,33% |
9º |
AUDI TT / TTS |
7 |
9 |
16 |
3,32% |
5,73% |
-22,22% |
-56,25% |
10º |
BMW M5 |
6 |
5 |
0 |
2,84% |
3,18% |
20,00% |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ A45 AMG |
6 |
2 |
10 |
2,84% |
1,27% |
200,00% |
-40,00% |
12º |
MERCEDES-BENZ C43 AMG |
5 |
2 |
13 |
2,37% |
1,27% |
150,00% |
-61,54% |
13º |
MERCEDES-BENZ SLC |
5 |
3 |
7 |
2,37% |
1,91% |
66,67% |
-28,57% |
14º |
AUDI RS3 |
4 |
4 |
0 |
1,90% |
2,55% |
0,00% |
- |
15º |
SUBARU WRX |
4 |
4 |
2 |
1,90% |
2,55% |
0,00% |
100,00% |
16º |
CHEVROLET CORVETTE |
3 |
3 |
1 |
1,42% |
1,91% |
0,00% |
200,00% |
17º |
FERRARI 488 GTB |
3 |
0 |
2 |
1,42% |
0,00% |
- |
50,00% |
18º |
PORSCHE CAYMAN |
3 |
9 |
5 |
1,42% |
5,73% |
-66,67% |
-40,00% |
19º |
FERRARI PORTOFINO |
2 |
1 |
0 |
0,95% |
0,64% |
100,00% |
- |
20º |
AUDI R8 |
1 |
0 |
4 |
0,47% |
0,00% |
- |
-75,00% |
21º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
1 |
0 |
0 |
0,47% |
0,00% |
- |
- |
22º |
BMW M6 |
1 |
0 |
2 |
0,47% |
0,00% |
- |
-50,00% |
23º |
FERRARI 488 SPIDER |
1 |
0 |
0 |
0,47% |
0,00% |
- |
- |
24º |
JAGUAR XFR |
1 |
1 |
7 |
0,47% |
0,64% |
0,00% |
-85,71% |
|
|
211 |
157 |
135 |
100,00% |
100,00% |
34,39% |
56,30% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang GT: O sobrevivente da melhor história
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford Mustang GTD 2025 estreia com mais de 800 cv
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Encontro celebra os 60 anos do Ford Mustang no Dream Car Museum