Esportivos em 2018: Ford Mustang deixa rivais comendo poeira
Alemãs Audi e Porsche dominam o resto do ranking com 911, Boxster, RS3 e TT
O mercado brasileiro foi muito bom para os veículos esportivos em 2018. Foram 2.510 unidades comercializadas, quase 52% a mais do que no ano anterior. E pelo terceiro ano consecutivo tivemos um líder diferente, desta vez vindo dos EUA.
Com o início da importação oficial pela Ford, o Mustang saltou de apenas 30 unidades em 2017 para 988 unidades no ano passado, número quase cinco vezes superior ao total emplacado pelo Porsche 911 (210), preferido no último ranking. A marca alemã ainda colocou o Boxster (166) no pódio, com crescimento de mais de 40%.
Falando em Alemanha, o país foi responsável por 12 dos 14 modelos mais vendidos no ano passado - além do líder Mustang, a outra exceção foi o Chevrolet Camaro (93), líder em 2016, que caiu da terceira para a sétima posição. Completando o top 5, dois modelos da Audi: TT/TTS (142) e RS3 (136).
O destaque negativo coube à Mercedes. Com apenas um modelo no top 10 – SLC (67) -, a marca registrou queda generalizada nas vendas de quase todos eles, à exceção do SL (2), que havia passado 2017 em branco. Já a BMW conseguiu dois representantes na parte de cima da tabela, M240i (63) e M5 (62), com destaque para este último, zerado no ano anterior.
Melhor britânico do ranking, o Jaguar F-Type (35) registrou alta de 25%. Entre os italianos, a Ferrari conquistou a preferência de 33 consumidores, dos quais 9 para a 488 GTB. Arquirrival, a Lamborghini vendeu menos da metade (13), com a Huracan respondendo por mais de 60% do total. Vice-líder em 2017, o Subaru WRX (9) perdeu quase 95% de seus compradores e caiu para uma modestíssima 24ª posição.
Esportivos |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
FORD MUSTANG |
988 |
39,36% |
30 |
1,82% |
3193,33% |
17º |
2º |
PORSCHE 911 |
210 |
8,37% |
207 |
12,53% |
1,45% |
1º |
3º |
PORSCHE BOXSTER |
166 |
6,61% |
118 |
7,14% |
40,68% |
6º |
4º |
AUDI TT / TTS |
142 |
5,66% |
132 |
7,99% |
7,58% |
4º |
5º |
AUDI RS3 |
136 |
5,42% |
0 |
0,00% |
- |
- |
6º |
PORSCHE CAYMAN |
99 |
3,94% |
47 |
2,85% |
110,64% |
14º |
7º |
CHEVROLET CAMARO |
93 |
3,71% |
135 |
8,17% |
-31,11% |
3º |
8º |
MERCEDES-BENZ SLC |
67 |
2,67% |
128 |
7,75% |
-47,66% |
5º |
9º |
BMW M240i |
63 |
2,51% |
66 |
4,00% |
-4,55% |
11º |
10º |
BMW M5 |
62 |
2,47% |
0 |
0,00% |
- |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ C43 AMG |
58 |
2,31% |
82 |
4,96% |
-29,27% |
8º |
12º |
MERCEDES-BENZ A45 AMG |
57 |
2,27% |
79 |
4,78% |
-27,85% |
9º |
13º |
BMW M3 |
51 |
2,03% |
110 |
6,66% |
-53,64% |
7º |
14º |
BMW M140i |
48 |
1,91% |
70 |
4,24% |
-31,43% |
10º |
15º |
JAGUAR F-TYPE |
35 |
1,39% |
28 |
1,69% |
25,00% |
19º |
16º |
BMW M2 |
34 |
1,35% |
54 |
3,27% |
-37,04% |
12º |
17º |
CHEVROLET CORVETTE |
31 |
1,24% |
14 |
0,85% |
121,43% |
22º |
18º |
JAGUAR XFR |
30 |
1,20% |
54 |
3,27% |
-44,44% |
13º |
19º |
AUDI RS6 |
28 |
1,12% |
33 |
2,00% |
-15,15% |
16º |
20º |
AUDI R8 |
15 |
0,60% |
16 |
0,97% |
-6,25% |
20º |
21º |
BMW M4 |
11 |
0,44% |
11 |
0,67% |
0,00% |
23º |
22º |
BMW M6 |
10 |
0,40% |
29 |
1,76% |
-65,52% |
18º |
23º |
FERRARI 488 SPIDER |
9 |
0,36% |
5 |
0,30% |
80,00% |
28º |
24º |
SUBARU WRX |
9 |
0,36% |
164 |
9,93% |
-94,51% |
2º |
25º |
FERRARI 488 GTB |
8 |
0,32% |
5 |
0,30% |
60,00% |
27º |
26º |
LAMBORGHINI HURACAN |
8 |
0,32% |
10 |
0,61% |
-20,00% |
25º |
27º |
FERRARI 812 |
6 |
0,24% |
0 |
0,00% |
- |
- |
28º |
MITSUBISHI LANCER EVO |
6 |
0,24% |
0 |
0,00% |
- |
- |
29º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
5 |
0,20% |
3 |
0,18% |
66,67% |
30º |
30º |
FERRARI PORTOFINO |
5 |
0,20% |
0 |
0,00% |
- |
- |
31º |
LAMBORGHINI AVENTADOR |
5 |
0,20% |
1 |
0,06% |
400,00% |
33º |
32º |
MERCEDES-AMG GT / GTS |
5 |
0,20% |
15 |
0,91% |
-66,67% |
21º |
33º |
FERRARI GTC4 LUSSO |
3 |
0,12% |
0 |
0,00% |
- |
- |
34º |
MERCEDES-BENZ SL |
2 |
0,08% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
ROLLS-ROYCE DAWN |
2 |
0,08% |
1 |
0,06% |
100,00% |
35º |
36º |
FERRARI 458 |
1 |
0,04% |
5 |
0,30% |
-80,00% |
26º |
37º |
FERRARI F12 TDF |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
MASERATI GRANCABRIO |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
2510 |
100,00% |
1652 |
100,00% |
51,94% |
|
Em dezembro
O último mês de 2018 foi mais uma vez liderado pelo Mustang (60), dono de quase 30% das vendas do segmento. Surpresa de dezembro, o M2 (21) subiu para segundo, com o Boxster (18) em terceiro. Empatados na quarta posição, Camaro e 911 foram os preferidos por 15 consumidores cada.
Único do top 10 a vender menos do que em 2017, o TT / TTS (7, -56,3%), ficou atrás de dois BMW (M3 e M140i) e do Jaguar F-Type (8). Fora do pelotão de cima, a Mercedes viu a BMW garantir o último lugar do top 10 para o M5 (5). Em mês positivo, a Ferrari vendeu seis unidades, metade das quais da 488 GTB.
Esportivos |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FORD MUSTANG |
60 |
33 |
3 |
28,44% |
21,02% |
81,82% |
1900,00% |
2º |
BMW M2 |
21 |
6 |
7 |
9,95% |
3,82% |
250,00% |
200,00% |
3º |
PORSCHE BOXSTER |
18 |
20 |
12 |
8,53% |
12,74% |
-10,00% |
50,00% |
4º |
CHEVROLET CAMARO |
15 |
20 |
4 |
7,11% |
12,74% |
-25,00% |
275,00% |
5º |
PORSCHE 911 |
15 |
23 |
15 |
7,11% |
14,65% |
-34,78% |
0,00% |
6º |
BMW M3 |
12 |
4 |
10 |
5,69% |
2,55% |
200,00% |
20,00% |
7º |
BMW M140i |
9 |
5 |
9 |
4,27% |
3,18% |
80,00% |
0,00% |
8º |
JAGUAR F-TYPE |
8 |
3 |
6 |
3,79% |
1,91% |
166,67% |
33,33% |
9º |
AUDI TT / TTS |
7 |
9 |
16 |
3,32% |
5,73% |
-22,22% |
-56,25% |
10º |
BMW M5 |
6 |
5 |
0 |
2,84% |
3,18% |
20,00% |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ A45 AMG |
6 |
2 |
10 |
2,84% |
1,27% |
200,00% |
-40,00% |
12º |
MERCEDES-BENZ C43 AMG |
5 |
2 |
13 |
2,37% |
1,27% |
150,00% |
-61,54% |
13º |
MERCEDES-BENZ SLC |
5 |
3 |
7 |
2,37% |
1,91% |
66,67% |
-28,57% |
14º |
AUDI RS3 |
4 |
4 |
0 |
1,90% |
2,55% |
0,00% |
- |
15º |
SUBARU WRX |
4 |
4 |
2 |
1,90% |
2,55% |
0,00% |
100,00% |
16º |
CHEVROLET CORVETTE |
3 |
3 |
1 |
1,42% |
1,91% |
0,00% |
200,00% |
17º |
FERRARI 488 GTB |
3 |
0 |
2 |
1,42% |
0,00% |
- |
50,00% |
18º |
PORSCHE CAYMAN |
3 |
9 |
5 |
1,42% |
5,73% |
-66,67% |
-40,00% |
19º |
FERRARI PORTOFINO |
2 |
1 |
0 |
0,95% |
0,64% |
100,00% |
- |
20º |
AUDI R8 |
1 |
0 |
4 |
0,47% |
0,00% |
- |
-75,00% |
21º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
1 |
0 |
0 |
0,47% |
0,00% |
- |
- |
22º |
BMW M6 |
1 |
0 |
2 |
0,47% |
0,00% |
- |
-50,00% |
23º |
FERRARI 488 SPIDER |
1 |
0 |
0 |
0,47% |
0,00% |
- |
- |
24º |
JAGUAR XFR |
1 |
1 |
7 |
0,47% |
0,64% |
0,00% |
-85,71% |
|
|
211 |
157 |
135 |
100,00% |
100,00% |
34,39% |
56,30% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Comparativo: Camaro 2019 x Mustang
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang GT: O sobrevivente da melhor história
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Ford Mustang GTD 2025 estreia com mais de 800 cv
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Encontro celebra os 60 anos do Ford Mustang no Dream Car Museum