O interesse pelas picapes permaneceu em alta em 2018. Com 326.396 unidades comercializadas, o que representou 13,2% do total de veículos novos registrados no mercado brasileiro no ano passado (2.470.654), as vendas das duas categorias cresceram 15,2%. A Fiat teve grande participação neste resultado.
Líder entre os modelos menores, a Strada reagiu. Após ter no ano anterior o seu resultado mais fraco desde 2007, a picape da marca italiana encerrou em alta de quase 23%, com 67.227 unidades. Adversária mais próxima, a VW Saveiro (45.920) viu crescer para quase 22 mil unidades uma diferença que havia sido de pouco mais de 12 mil no ranking anterior.
Terceira e última colocada, a Montana foi a única a perder compradores (-11,9%). As 13.106 unidades representaram ainda o desempenho mais fraco da Chevrolet desde as 4.160 unidades de 2003 – vale ressaltar que aquele foi o ano de lançamento e as primeiras unidades só começaram a ser registradas em setembro.
Picapes Pequenas |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
FIAT STRADA |
67227 |
53,25% |
54870 |
48,91% |
22,52% |
1º |
2º |
VW SAVEIRO |
45920 |
36,37% |
42438 |
37,83% |
8,20% |
2º |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
13106 |
10,38% |
14872 |
13,26% |
-11,87% |
3º |
|
|
126253 |
100,00% |
112180 |
100,00% |
12,55% |
|
Na faixa de cima, a Fiat também deu as cartas. Em seu terceiro ano completo, a Toro atingiu o seu novo recorde (58.477) graças a um crescimento superior a 15%. De quebra, ampliou ainda mais a vantagem em relação à vice-líder Toyota Hilux (39.278). Este, aliás, foi o melhor resultado dos últimos quatro anos para a picape da marca japonesa.
Preferida dos consumidores do segmento até 2015, a Chevrolet S10 (31.761) completou três anos seguidos no último lugar do pódio e ainda viu cair a diferença sobre a Ford Ranger (20.552), que, como a Hilux, não vendia tanto desde 2014 (24.134).
O destaque do ano veio da VW. Revigorada pela versão V6, a Amarok não só repetiu o quinto lugar de 2017 como foi a campeã de crescimento dentre as mais vendidas (+56,8%). Mantendo-se em sexto, a Renault Duster Oroch (13.409) incrementou em mais de 20% os seus emplacamentos e superou a média de mil unidades mensais.
Assim como no ano anterior, Mitsubishi L200 (10.766) e Nissan Frontier (6.325) garantiram a sétima e a oitava posições, com a última avançando quase 56%. Sem importação oficial pela Chevrolet, a Silverado fechou a lista com apenas dois emplacamentos.
Picapes Médias / Grandes |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
FIAT TORO |
58477 |
29,22% |
50723 |
29,63% |
15,29% |
1º |
2º |
TOYOTA HILUX |
39278 |
19,62% |
34368 |
20,08% |
14,29% |
2º |
3º |
CHEVROLET S10 |
31761 |
15,87% |
30438 |
17,78% |
4,35% |
3º |
4º |
FORD RANGER |
20552 |
10,27% |
17830 |
10,42% |
15,27% |
4º |
5º |
VW AMAROK |
18766 |
9,38% |
11967 |
6,99% |
56,81% |
5º |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
13409 |
6,70% |
11047 |
6,45% |
21,38% |
6º |
7º |
MITSUBISHI L200 |
10766 |
5,38% |
9946 |
5,81% |
8,24% |
7º |
8º |
NISSAN FRONTIER |
6325 |
3,16% |
4057 |
2,37% |
55,90% |
8º |
9º |
RAM 2500 |
678 |
0,34% |
332 |
0,19% |
104,22% |
10º |
10º |
LIFAN FOISON |
77 |
0,04% |
380 |
0,22% |
-79,74% |
9º |
11º |
FORD F150 / F250 |
26 |
0,01% |
18 |
0,01% |
44,44% |
13º |
12º |
RELY PICK-UP |
13 |
0,01% |
24 |
0,01% |
-45,83% |
11º |
13º |
AGRALE MARRUÁ |
7 |
0,00% |
7 |
0,00% |
0,00% |
14º |
14º |
EFFA START PICK UP |
3 |
0,00% |
6 |
0,00% |
-50,00% |
15º |
15º |
HAFEI RUIYI |
3 |
0,00% |
22 |
0,01% |
-86,36% |
12º |
16º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
0,00% |
1 |
0,00% |
100,00% |
17º |
|
|
200143 |
100,00% |
171166 |
100,00% |
16,93% |
|
Respondendo por mais da metade das vendas do segmento de entrada, a Strada (5.780) vendeu quase duas mil unidades a mais do que a Saveiro (3.922), única a crescer em relação a 2017. Já a Montana (1.370) teve a maior evolução do trio nas últimas semanas (+17,2%).
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FIAT STRADA |
5780 |
5158 |
6903 |
52,20% |
52,40% |
12,06% |
-16,27% |
2º |
VW SAVEIRO |
3922 |
3516 |
3275 |
35,42% |
35,72% |
11,55% |
19,76% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1370 |
1169 |
1788 |
12,37% |
11,88% |
17,19% |
-23,38% |
|
|
11072 |
9843 |
11966 |
100,00% |
100,00% |
12,49% |
-7,47% |
Após registrar menos de quatro mil unidades em novembro, a Toro (5.863) ampliou para quase 30 pontos percentuais a sua participação de mercado no último mês de 2018 entre os modelos maiores. A Hilux, com 4.529 unidades, não vendia tanto desde dezembro de 2014 (5.088).
O pódio foi completado pela S10 (3.009), mas com vantagem menor sobre a Ranger (2.140), única do top 10 a vender menos do que há um ano (-13%). Quinta, a Amarok (1.801) só não vendeu mais em 2018 do que em setembro (2.505).
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
FIAT TORO |
5863 |
3921 |
4229 |
29,22% |
24,87% |
49,53% |
38,64% |
2º |
TOYOTA HILUX |
4529 |
3382 |
4019 |
22,57% |
21,45% |
33,91% |
12,69% |
3º |
CHEVROLET S10 |
3009 |
2749 |
2996 |
14,99% |
17,44% |
9,46% |
0,43% |
4º |
FORD RANGER |
2140 |
1572 |
2459 |
10,66% |
9,97% |
36,13% |
-12,97% |
5º |
VW AMAROK |
1801 |
1540 |
1317 |
8,97% |
9,77% |
16,95% |
36,75% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1222 |
996 |
1133 |
6,09% |
6,32% |
22,69% |
7,86% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
898 |
805 |
834 |
4,47% |
5,11% |
11,55% |
7,67% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
513 |
738 |
446 |
2,56% |
4,68% |
-30,49% |
15,02% |
9º |
RAM 2500 |
85 |
60 |
2 |
0,42% |
0,38% |
41,67% |
4150,00% |
10º |
AGRALE MARRUÁ |
3 |
0 |
2 |
0,01% |
0,00% |
- |
50,00% |
11º |
FORD F150 / F250 |
2 |
2 |
2 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
0,00% |
12º |
EFFA START PICK UP |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
13º |
LIFAN FOISON |
1 |
1 |
37 |
0,00% |
0,01% |
0,00% |
-97,30% |
14º |
RELY PICK-UP |
1 |
0 |
2 |
0,00% |
0,00% |
- |
-50,00% |
|
|
20068 |
15766 |
17478 |
100,00% |
100,00% |
27,29% |
14,82% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte