Nissan mostra tecnologia para ver através das paredes
Sistema usa imagens obtidas em tempo real na internet para antecipar o que há do outro lado de uma curva
A Nissan foi até a feira Consumer Electronics Show 2019 (CES), em Las Vegas, com um sistema diferente. O I2V é uma tecnologia capaz de mostrar ao motorista o que está do outro lado de uma curva, com a ajuda da internet. O carro é equipado com uma série de sensores ao redor do veículo e combinas estes dados com os que recebe pela internet para criar uma imagem dos arredores do automóvel.
A Nissan diz que o I2V (que vem de Invisible-to-Visible) pode até mostrar o que estará ao final de uma curva. A tela usa os dados obtidos por sensores e pelas câmeras para criar uma imagem dos arredores e depois recebe informações de trânsito em tempo real pela internet.
A tecnologia ainda pode monitorar os ocupantes do veículo para antecipar se eles precisam de ajuda para achar alguma coisa ou se precisam de um tempo de descanso. Todas essas informações são compiladas e exibidas de forma interativa, com avatares com forma de pessoas aparecendo no carro para oferecer ajuda.
A fabricante diz que o sistema foi desenvolvido para que dirigir torne-se uma experiência mais divertida, seja quando o carro está em modo autônomo ou guiado por um motorista humano. Quando está no modo manual, a tecnologia mostra as informações em realidade aumentada no campo de visão do motorista, alertando sobre perigos, como curvas com baixa visibilidade, buracos na rua e carros vindo na direção contrária.
O sistema ainda sugere qual a melhor pista para dirigir quando o trânsito está carregado, enquanto os computadores a bordo procuram por vagas para estacionar, antes de oferecer fazer a baliza automaticamente. Os motoristas ainda podem contratar um professor de pilotagem, que aparece como um avatar no carro e ensina a melhor maneira de dirigir.
Quando o carro está no modo autônomo, a cabine se ajusta para que os ocupantes fiquem o mais confortáveis possível. Por exemplo, se estiver chovendo, o sistema I2V irá projetar um ambiente ensolarado no interior do veículo. E quando está chegando perto de um novo destino, irá procurar por um guia local, que pode falar com os passageiros em tempo real.
“Ajudando a ver o invisível, o I2V aumenta sua confiança e torna o ato de dirigir mais divertido", diz Tetsuro Ueda, líder do Centro de Pesquisas da Nissan. “As funções interativas criam uma experiência feita de acordo com os seus interesses e estilo de direção, então todos podem aproveitar o sistema do seu jeito".
Fotos: Divulgação
Galeria: Nissan Invisible-to-Visible
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil