Sedãs compactos em 2018: Chevrolet Prisma absoluto e VW Virtus em destaque
Terceiro colocado, Ford Ka Sedan cresceu mais de 40% no ano
O segmento de sedãs compactos foi um dos grandes destaques do mercado brasileiro em 2018. Com crescimento em relação a 2017 acima da média (+22,9%), as vendas se aproximaram das 400 mil unidades. Deste total, quase 19% foram do Chevrolet Prisma (71.735), líder pelo quarto ano consecutivo.
Mas foram os modelos novatos os grandes responsáveis pela alta considerável. Lançado no primeiro trimestre, o VW Virtus encerrou o seu primeiro ano na vice-liderança, com 41.634 emplacamentos. Já o Fiat Cronos não atingiu o desempenho do representante da marca alemã e encerrou 2018 em sexto, com 29.307 unidades.
Apresentado ao mercado apenas no 2º semestre, o Toyota Yaris foi o preferido por 13.674 consumidores e vendeu muito perto do que o Honda City (14.900), 12º, emplacou ao longo dos doze meses. Em seu melhor ano desde o lançamento em 2014, o Ford Ka Sedan (39.027) completou o pódio com um crescimento superior a 41%, o maior dentre os modelos da parte de cima da tabela.
Vice-líder em 2017 e quarto em 2018, o VW Voyage (32.683) perdeu mais de 8 mil compradores e viu cair de mais de 8 mil para cerca de 500 unidades a sua vantagem em relação ao Hyundai HB20S (32.155), também em baixa. Lanterna do segmento no ano anterior, o Versa (27.993) avançou quase 20% e assegurou o sétimo lugar com boa diferença sobre um Renault Logan (22.471) que teve seu ano mais fraco desde 2015. Já para o Nissan este foi o seu melhor momento desde 2012, quando começou a ser vendido no Brasil.
O ano foi muito ruim para o Etios Sedan (21.207). Com a chegada do novato Yaris, o sedã de entrada da Toyota foi superado pelo Chevrolet Cobalt (21.488) – no ano anterior, a diferença pró-Etios havia sido superior a 8 mil unidades – ao registrar a maior queda dentre os modelos mais representativos (-32,5%).
Líder da categoria em 2014, quando emplacou mais de 100 mil unidades, o Fiat Siena, agora contando apenas com a versão Grand, ficou fora do top 10 ao emplacar 17.470 unidades, uma queda de quase 30% sobre 2017. Primeiro modelo com menos de 10 mil unidades vendidas, o Ford New Fiesta saltou de 411 unidades em 2017 para 1.564 unidades no ano passado. A lanterna coube ao recém-lançado Caoa Chery Arrizo 5 e seus 27 emplacamentos.
Sedãs Compactos |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
71735 |
18,50% |
68988 |
21,86% |
3,98% |
1º |
2º |
VW VIRTUS |
41634 |
10,74% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
3º |
FORD KA SEDAN |
39027 |
10,07% |
27647 |
8,76% |
41,16% |
5º |
4º |
VW VOYAGE |
32683 |
8,43% |
40822 |
12,94% |
-19,94% |
2º |
5º |
HYUNDAI HB20S |
32155 |
8,29% |
32232 |
10,21% |
-0,24% |
3º |
6º |
FIAT CRONOS |
29307 |
7,56% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
7º |
NISSAN VERSA |
27993 |
7,22% |
23370 |
7,41% |
19,78% |
8º |
8º |
RENAULT LOGAN |
22471 |
5,80% |
26010 |
8,24% |
-13,61% |
6º |
9º |
CHEVROLET COBALT |
21488 |
5,54% |
22949 |
7,27% |
-6,37% |
9º |
10º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
21207 |
5,47% |
31395 |
9,95% |
-32,45% |
4º |
11º |
FIAT GRAND SIENA |
17470 |
4,51% |
24955 |
7,91% |
-29,99% |
7º |
12º |
HONDA CITY |
14900 |
3,84% |
15974 |
5,06% |
-6,72% |
10º |
13º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
13674 |
3,53% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
14º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
1564 |
0,40% |
411 |
0,13% |
280,54% |
12º |
15º |
LIFAN LF530 |
338 |
0,09% |
626 |
0,20% |
-46,01% |
11º |
16º |
CHERY CELER SEDAN |
47 |
0,01% |
207 |
0,07% |
-77,29% |
13º |
17º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
27 |
0,01% |
0 |
0,00% |
NOVO |
- |
|
|
387720 |
100,00% |
315586 |
100,00% |
22,86% |
|
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Em dezembro
Apesar de recuar pouco mais de 11% em relação a novembro, o Prisma (6.742) manteve uma confortável vantagem em relação ao Virtus (4.241), que ultrapassou a barreira dos quatro mil emplacamentos pela 6ª vez em 2018. Com pequena queda no período (-3,7%), o Ka Sedan (3.560) repetiu o terceiro lugar.
Completando seis meses de mercado, o Yaris Sedan (3.128) não só repetiu o quarto lugar como ainda atingiu o seu novo recorde de vendas. Com o seu resultado mais forte desde novembro do ano passado (3.661), o Versa (2.759) completou o top 5 com alta de quase 16% e chegou a dez meses seguidos emplacando mais de duas mil unidades.
O sexto lugar, aliás, foi bastante disputado: a diferença entre o HB20S (2.717) e o Cobalt (2.477), nono, foi de apenas 240 unidades. O top 10 foi completado pelo Grand Siena e suas 1.704 unidades. Fora do pelotão de cima, o City (1.515) foi um dos poucos a perder espaço em relação a novembro (-17,4%).
Mesmo crescendo nas últimas semanas, o Logan (1.435) teve resultado modesto, mas encerrou o último mês do ano com vantagem sobre o Etios Sedan (1.048), que emplacou menos de 1/3 do novato Yaris. Esquecido no segmento, o New Fiesta foi o preferido por apenas oito consumidores e só não foi lanterna porque Celer Sedan e LF530 só emplacaram uma unidade cada.
Sedãs Compactos |
|||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
6742 |
7598 |
5737 |
18,39% |
21,53% |
-11,27% |
2º |
VW VIRTUS |
4241 |
3955 |
0 |
11,57% |
11,21% |
7,23% |
3º |
FORD KA SEDAN |
3560 |
3695 |
2234 |
9,71% |
10,47% |
-3,65% |
4º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3128 |
2773 |
0 |
8,53% |
7,86% |
12,80% |
5º |
NISSAN VERSA |
2759 |
2382 |
2389 |
7,53% |
6,75% |
15,83% |
6º |
HYUNDAI HB20S |
2717 |
2543 |
2922 |
7,41% |
7,21% |
6,84% |
7º |
VW VOYAGE |
2677 |
2269 |
2809 |
7,30% |
6,43% |
17,98% |
8º |
FIAT CRONOS |
2649 |
2384 |
0 |
7,23% |
6,76% |
11,12% |
9º |
CHEVROLET COBALT |
2477 |
2059 |
2046 |
6,76% |
5,83% |
20,30% |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
1704 |
1482 |
1713 |
4,65% |
4,20% |
14,98% |
11º |
HONDA CITY |
1515 |
1833 |
1118 |
4,13% |
5,19% |
-17,35% |
12º |
RENAULT LOGAN |
1435 |
1321 |
2603 |
3,91% |
3,74% |
8,63% |
13º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1048 |
969 |
2991 |
2,86% |
2,75% |
8,15% |
14º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
8 |
20 |
121 |
0,02% |
0,06% |
-60,00% |
15º |
CHERY CELER SEDAN |
1 |
1 |
11 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
16º |
LIFAN LF530 |
1 |
5 |
37 |
0,00% |
0,01% |
-80,00% |
|
|
36662 |
35289 |
26731 |
100,00% |
100,00% |
3,89% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Chevrolet Prisma 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Joy Plus atualiza design e mata o nome Prisma
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Chevrolet Onix e Prisma sobem de preço pela segunda vez em 2019
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Chevrolet Prisma é revelado na China como Onix
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Chevrolet Prisma aparece em primeiro teaser oficial