Recém-reestilizado, o Classe C não parece disposto a largar uma confortável liderança entre os sedãs premium de entrada de maneira tão fácil. Com 541 emplacamentos em novembro, praticamente sem alteração em relação às 548 unidades de outubro, o representante da Mercedes foi o único do ranking a crescer sobre 2017 (+165,2%) e se aproximou dos 50% de market share.
Para se ter uma ideia do domínio, o BMW Série 3, rival mais próximo, emplacou menos da metade (252). Vale ressaltar, no entanto, que o modelo atual está em final de carreira, com a nova geração (G20) prevista para chegar ao mercado brasileiro no 1º semestre do ano que vem.
Presente no pódio pelo terceiro mês seguido, o Audi A3 Sedã (169) perdeu mais de 1/5 de seus compradores de 2017. Ainda assim, emplacou quase três vezes o total do Audi A4 (60), quarto colocado. Perdendo fôlego, o Mercedes CLA (40) foi novamente o quinto colocado, após figurar entre os três primeiros entre março e agosto. Este foi o resultado mais fraco do modelo desde abril do ano passado (32), quando a versão 180 ainda não era comercializada.
Colado no CLA, o Audi A5 emplacou 36 unidades, mais do que o dobro do Jaguar XE, que repetiu as mesmas 14 unidades de outubro. BMW Série 4 (6) e Kia Stinger (4) vieram na sequência.
Sedãs Médios Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | NOV/18 | OUT/18 | NOV/17 | % NOV 18 | % OUT 18 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 4654 | 541 | 548 | 204 | 48,17% | 43,70% | -1,28% | 165,20% |
2º | BMW SÉRIE 3 | 2954 | 252 | 258 | 281 | 22,44% | 20,57% | -2,33% | -10,32% |
3º | AUDI A3 SEDÃ | 1751 | 169 | 190 | 214 | 15,05% | 15,15% | -11,05% | -21,03% |
4º | AUDI A4 | 945 | 60 | 89 | 70 | 5,34% | 7,10% | -32,58% | -14,29% |
5º | MERCEDES-BENZ CLA | 1376 | 40 | 78 | 63 | 3,56% | 6,22% | -48,72% | -36,51% |
6º | AUDI A5 | 467 | 36 | 50 | 97 | 3,21% | 3,99% | -28,00% | -62,89% |
7º | JAGUAR XE | 228 | 14 | 14 | 16 | 1,25% | 1,12% | 0,00% | -12,50% |
8º | BMW SÉRIE 4 | 122 | 6 | 17 | 9 | 0,53% | 1,36% | -64,71% | -33,33% |
9º | KIA STINGER | 15 | 4 | 10 | 0 | 0,36% | 0,80% | -60,00% | - |
10º | VOLVO S60 | 68 | 1 | 0 | 7 | 0,09% | 0,00% | - | -85,71% |
|
| 12580 | 1123 | 1254 | 961 | 100,00% | 100,00% | -10,45% | 16,86% |
Na categoria mais sofisticada, o destaque foi o mesmo de outubro. Com 22 unidades vendidas, o Porsche Panamera, em alta de quase 70% nos últimos 12 meses, deixou para trás o Série 5 (19). O resultado do BMW, aliás, fez com que o modelo reassumisse a ponta no acumulado do ano, mesmo com retração de mais de 61% sobre 2017.
Vice-líder no último ranking, o Mercedes Classe E (10) perdeu 2/3 de seus compradores nas últimas semanas – o modelo da marca de Stuttgart não vendia tão pouco desde setembro de 2016 (6). Zerado na última lista, o Audi A7 (4) veio na sequência, com o Mercedes Classe S (4) completando as cinco primeiras colocações. Atrás do Audi A6 (3), dois modelos da Jaguar, empatados com uma unidade cada, fecharam a lista: XF e XJ.
Sedãs Grandes Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2018 | NOV/18 | OUT/18 | NOV/17 | % NOV 18 | % OUT 18 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º | PORSCHE PANAMERA | 163 | 22 | 35 | 13 | 33,33% | 38,46% | -37,14% | 69,23% |
2º | BMW SÉRIE 5 | 275 | 19 | 19 | 49 | 28,79% | 20,88% | 0,00% | -61,22% |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 270 | 10 | 30 | 29 | 15,15% | 32,97% | -66,67% | -65,52% |
4º | AUDI A7 | 11 | 6 | 0 | 2 | 9,09% | 0,00% | - | 200,00% |
5º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 34 | 4 | 3 | 0 | 6,06% | 3,30% | 33,33% | - |
6º | AUDI A6 | 36 | 3 | 0 | 18 | 4,55% | 0,00% | - | -83,33% |
7º | JAGUAR XF | 16 | 1 | 2 | 2 | 1,52% | 2,20% | -50,00% | -50,00% |
8º | JAGUAR XJ | 18 | 1 | 2 | 2 | 1,52% | 2,20% | -50,00% | -50,00% |
|
| 823 | 66 | 91 | 115 | 100,00% | 100,00% | -27,47% | -42,61% |
Fonte: Fenabrave