Recém-reestilizado, o Classe C não parece disposto a largar uma confortável liderança entre os sedãs premium de entrada de maneira tão fácil. Com 541 emplacamentos em novembro, praticamente sem alteração em relação às 548 unidades de outubro, o representante da Mercedes foi o único do ranking a crescer sobre 2017 (+165,2%) e se aproximou dos 50% de market share.

Para se ter uma ideia do domínio, o BMW Série 3, rival mais próximo, emplacou menos da metade (252). Vale ressaltar, no entanto, que o modelo atual está em final de carreira, com a nova geração (G20) prevista para chegar ao mercado brasileiro no 1º semestre do ano que vem.

BMW Serie 3 2018

Presente no pódio pelo terceiro mês seguido, o Audi A3 Sedã (169) perdeu mais de 1/5 de seus compradores de 2017. Ainda assim, emplacou quase três vezes o total do Audi A4 (60), quarto colocado. Perdendo fôlego, o Mercedes CLA (40) foi novamente o quinto colocado, após figurar entre os três primeiros entre março e agosto. Este foi o resultado mais fraco do modelo desde abril do ano passado (32), quando a versão 180 ainda não era comercializada.

Colado no CLA, o Audi A5 emplacou 36 unidades, mais do que o dobro do Jaguar XE, que repetiu as mesmas 14 unidades de outubro. BMW Série 4 (6) e Kia Stinger (4) vieram na sequência.

 

Sedãs Médios Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2018

NOV/18

OUT/18

NOV/17

% NOV 18

% OUT 18

VARIAÇÃO NOV/OUT

VARIAÇÃO 2018/2017

MERCEDES-BENZ CLASSE C

4654

541

548

204

48,17%

43,70%

-1,28%

165,20%

BMW SÉRIE 3

2954

252

258

281

22,44%

20,57%

-2,33%

-10,32%

AUDI A3 SEDÃ

1751

169

190

214

15,05%

15,15%

-11,05%

-21,03%

AUDI A4

945

60

89

70

5,34%

7,10%

-32,58%

-14,29%

MERCEDES-BENZ CLA

1376

40

78

63

3,56%

6,22%

-48,72%

-36,51%

AUDI A5

467

36

50

97

3,21%

3,99%

-28,00%

-62,89%

JAGUAR XE

228

14

14

16

1,25%

1,12%

0,00%

-12,50%

BMW SÉRIE 4

122

6

17

9

0,53%

1,36%

-64,71%

-33,33%

KIA STINGER

15

4

10

0

0,36%

0,80%

-60,00%

-

10º

VOLVO S60

68

1

0

7

0,09%

0,00%

-

-85,71%

 

 

12580

1123

1254

961

100,00%

100,00%

-10,45%

16,86%


Na categoria mais sofisticada, o destaque foi o mesmo de outubro. Com 22 unidades vendidas, o Porsche Panamera, em alta de quase 70% nos últimos 12 meses, deixou para trás o Série 5 (19). O resultado do BMW, aliás, fez com que o modelo reassumisse a ponta no acumulado do ano, mesmo com retração de mais de 61% sobre 2017.

Porsche Panamera 4 e-Hybrid

Vice-líder no último ranking, o Mercedes Classe E (10) perdeu 2/3 de seus compradores nas últimas semanas – o modelo da marca de Stuttgart não vendia tão pouco desde setembro de 2016 (6). Zerado na última lista, o Audi A7 (4) veio na sequência, com o Mercedes Classe S (4) completando as cinco primeiras colocações. Atrás do Audi A6 (3), dois modelos da Jaguar, empatados com uma unidade cada, fecharam a lista: XF e XJ.

 

Sedãs Grandes Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2018

NOV/18

OUT/18

NOV/17

% NOV 18

% OUT 18

VARIAÇÃO NOV/OUT

VARIAÇÃO 2018/2017

PORSCHE PANAMERA

163

22

35

13

33,33%

38,46%

-37,14%

69,23%

BMW SÉRIE 5

275

19

19

49

28,79%

20,88%

0,00%

-61,22%

MERCEDES-BENZ CLASSE E

270

10

30

29

15,15%

32,97%

-66,67%

-65,52%

AUDI A7

11

6

0

2

9,09%

0,00%

-

200,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE S

34

4

3

0

6,06%

3,30%

33,33%

-

AUDI A6

36

3

0

18

4,55%

0,00%

-

-83,33%

JAGUAR XF

16

1

2

2

1,52%

2,20%

-50,00%

-50,00%

JAGUAR XJ

18

1

2

2

1,52%

2,20%

-50,00%

-50,00%

 

 

823

66

91

115

100,00%

100,00%

-27,47%

-42,61%


Fonte: Fenabrave

Galeria: Mercedes-Benz C200 EQ Boost 2019

Envie seu flagra! flagra@motor1.com