Um dos assuntos mais comentados da indústria automobilística nos últimos meses, o acordo estratégico entre Volkswagen e Ford deve finalmente ser oficializado no início de 2019. De acordo com fontes ouvidas pelo canal de negócios CNBC, os detalhes estão sendo discutidos internamente e assim que resolvidas todas as questões o anúncio será feito - provavelmente em janeiro. "O firmamento do acordo está quase certo. As repercussões em toda a indústria automobilística global serão significativas", diz o informante da publicação.
Inicialmente, rumores indicavam que a aliança seria restrita ao segmento de veículos comerciais e concentrada basicamente no compartilhamento de plataformas para as próximas gerações das picapes Amarok e Ranger. Agora, porém, surgem indícios de que a cooperação será bem mais intensa e de alcance verdadeiramente global. Fala-se até mesmo no uso de fábricas da Ford nos Estados Unidos por parte da Volkswagen e na cessão da plataforma elétrica MEB (Modularer Elektrobaukasten) da gigante alemã para a parceira norte-americana.
Em reunião realizada recentemente, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, não escondeu suas intenções. “Estamos com negociações bastante avançadas e dialogamos com a Ford para realmente construirmos uma aliança automotiva global”, disse. Até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou das conversas.
Fonte: CNBC
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv